Sábado – Pense por si

4 a 10 de fevereiro de 2026

Na Revista

Label de premium

Conteúdo exclusivo para Assinantes

4 a 10 de fevereiro de 2026

Edição de 4 a 10 de fevereiro de 2026

Acesso ao e-paper
28 de janeiro a 3 de fevereiro de 2026

Edição Anterior

28 DE JANEIRO A 3 DE FEVEREIRO DE 2026

28 de janeiro a 3 de fevereiro de 2026

Esta semana apresentamos-lhe uma investigação SÁBADO visando Ricardo Leitão Machado, cunhado do ministro António Leitão Amaro, que em quatro anos amealhou 450 milhões em Angola. A procuradoria deste país pretende que o empresário seja constituído arguido por burla qualificada devido aos negócios que realizou. 

Contamos-lhe também que o Grupo 1143, liderado por Mário Machado, recebeu pagamentos de neonazis estrangeiros. E como Cotrim de Figueiredo pacificou os receios nos meandros da Iniciativa Liberal sobre o novo Movimento 2031.

Na Sociedade temos uma entrevista de vida com Jorge Fernando, guitarrista de Amália Rodrigues; a Igreja que atrasa o pagamento às vítimas de abuso sexual e, no GPS, exposições para fugir à chuva, um programa cultural indoor a não perder. 

Jan

Fev

Mar

Abr

Mai

Jun

Jul

Ago

Set

Out

Nov

Dez

Destaque

A teia de negócios do cunhado do ministro Leitão Amaro
Carlos Rodrigues Lima

A teia de negócios do cunhado do ministro Leitão Amaro

Em quatro anos, Ricardo Leitão Machado amealhou 450 milhões em Angola. A procuradoria deste país pretende que o empresário, cunhado do ministro António Leitão Amaro, seja constituído arguido por burla qualificada devido aos negócios que realizou. Um tribunal americano deu como provado o seu envolvimento em corrupção de dois quadros da gigante General Eletric. O Millenium BCP deixou-lhe fugir 5 milhões de euros. Documentos a que a SÁBADO teve acesso revelam os contornos dos negócios, as suspeitas de falsificação no Photoshop e a mão invisível da família Dos Santos.

Opinião

O cunhado milionário

Os negócios suspeitos do cunhado do ministro Leitão Amaro em Angola. E ainda: tempestade condiciona campanha Presidencial; entrevista ao músico Jorge Fernando; as vítimas dos abusos sexuais da Igreja.

Não é assim que se gerem crises

Leitão Amaro decidiu aventurar-se com um vídeo promocional nas redes sociais, Nuno Melo achou por bem assinalar os “anos” de um sargento, Maria Lúcia Amaral tropeçou na expressão “ciclogénese explosiva”. A liderar os ministros, Luís Montenegro falou e agiu quase sempre tarde

A nomeação do PGR

Para lá da lei, foi Cunha Rodrigues que definiu o cargo de procurador-geral. E a sua herança mostra como o processo de nomeação não necessita de corporativismo

GPS

Portugal

Na estrada com Seguro. “Nunca um apelido deu tanto jeito”
Rita Rato Nunes

Na estrada com Seguro. “Nunca um apelido deu tanto jeito”

Chegou antes de Marcelo às zonas afetadas pelo temporal. No carro, telefona a autarcas, seguradoras, empresários e bombeiros. Decidiu sozinho deslocar-se ao terreno. Planeia em silêncio, mas precisa do contacto com a população. Os dias em que Seguro afinou a sensibilidade presidencial.

Mundo

EUA: vida e morte nos campos de detenção de imigrantes
Bruno Faria Lopes

EUA: vida e morte nos campos de detenção de imigrantes

Desde o início de 2025 morreram 36 imigrantes após terem sido detidos pelo ICE, o braço armado da política de imigração norte-americana. Há largas dezenas de relatos de maus tratos nos campos operados por privados. É o lado menos visível da escalada promovida pela presidência de Donald Trump.

Dinheiro

O negócio  das balas,  dos drones  e tanques
Ana Taborda

O negócio das balas, dos drones e tanques

A maior entrada de sempre em Bolsa de uma empresa que vende armas, as aeronaves da Tekever a apoiar as forças ucranianas e os fundos de investimento que já não excluem o setor militar. A defesa vale cada vez mais dinheiro. Por Ana Taborda

Sociedade

Igreja atrasa pagamento às vítimas de abusos
Raquel Lito

Igreja atrasa pagamento às vítimas de abusos

João é dos mais avançados no processo, mas continua no escuro: perdeu até as expectativas de receber algum dinheiro. Nunca obteve uma justificação das entidades religiosas pela demora – tudo o que sabe é pela TV –, e ainda não existe previsão para a compensação.

Um miúdo que ande descalço fica doente?
Susana Lúcio

Um miúdo que ande descalço fica doente?

Este tem sido o mito mais difícil de eliminar. E acredita-se que o leite materno define a cor dos olhos do bebé ou que pulseiras de âmbar protegem as crianças

Desporto

GPS
Arte para este inverno: 25 exposições para sair do sofá
Pedro Henrique Miranda

Arte para este inverno: 25 exposições para sair do sofá

Em zonas onde a chuva não casou danos de maior, a programação cultural permite fugir à letargia do sofá e da TV. Eis 25 exposições que, de norte a sul do País, fazem com que valha a pena sair de casa.

"Hamnet": afinal, não era mesmo só hype
Nuno Miguel Guedes

"Hamnet": afinal, não era mesmo só hype

Muito comentado e elogiado, "Hamnet" chega por fim a Portugal esta quinta-feira, dia 5. Sobrevalorizado? Nem por sombras: Chloé Zhao fez um filme poderoso sobre a perda, a dor e a sobrevivência.

A Newsletter Na Revista no seu e-mail
Conheça em primeira mão os destaques da revista que irá sair em banca. (Enviada semanalmente)