Leonor Caldeira
Leonor Caldeira Advogada

Advogada. Acredita que o Direito e os Tribunais são ferramentas capazes de provocar progresso social e ecológico, e que a advocacia pode (e deve) dar um grande contributo nessa tarefa. Depois de trabalhar numa sociedade de advogados em Lisboa, e numa ONG de direito do ambiente em Bruxelas, dedica-se agora à prática da advocacia de forma independente em Portugal. Interessa-se por justiça (naturalmente), política, feminismo e ecologia. Em 2022, recebeu o Prémio Mandela da Associação ProPública — Direito e Cidadania.

No País Emerso

Salvem as nossas crianças

As nossas crianças precisam de ser salvas, sim, mas das mãos de políticos que desprezam o seu bem-estar, enquanto as instrumentalizam como ferramenta de discriminação de uma minoria LBGT que só quer viver em paz e segurança, sendo, simplesmente, quem são.

No País Emerso

Definir “violação”

Em Portugal, nação ainda imersa em machismo, são comuns as conversas acerca de como as mulheres “gostam de se fazer de difíceis” e como um “não nem sempre é um não”, mas um convite à “insistência” até conseguir a “cedência”.

No País Emerso

Propor a paridade

No último século, aceitou-se mais rapidamente que as mulheres estudem e trabalhem fora de casa, do que os homens assumam as responsabilidades parentais e o trabalho doméstico de forma paritária. Em resultado, gerações de mulheres ficaram sobrecarregadas com profissões exigentes e com uma carga de trabalho doméstico – físico e mental – quase exclusivamente aos seus ombros

A Newsletter As Mais Lidas no seu e-mail
Às Sextas-Feiras não perca as notícias mais lidas da semana