Sábado – Pense por si

28 de janeiro a 3 de fevereiro

Na Revista

Label de premium

Conteúdo exclusivo para Assinantes

28 de janeiro a 3 de fevereiro

Edição de 28 de janeiro a 3 de fevereiro

Acesso ao e-paper
22 a 27 de janeiro de 2026

Edição Anterior

22 A 27 DE JANEIRO DE 2026

22 a 27 de janeiro de 2026

Esta semana contamos-lhe tudo sobre D. João II, um rei que foi aclamado duas vezes e por duas vezes defendeu o trono de conspirações contra a sua vida – numa delas, ele próprio executou o traidor, com um punhal. Planeou a exploração marítima e defendeu os interesses de Portugal frente a Castela. A vida pessoal foi trágica: o único herdeiro legítimo morreu aos 16 anos.

Contamos-lhe também como foi o assalto do PSD aos hospitais - em 14 das 19 administrações que o Governo mudou, mesmo em casos com bons resultados, o presidente escolhido tem ligações ao partido -, bem como a 'lei da rolha' imposta aos deputados do PSD na Assembleia da República no que toca a intenção de voto nas presidenciais. 

Apresentamos-lhe também casos de pais de crianças com hiperatividade que descobrem que afinal também sofrem do mesmo mal dos filhos e, no GPS, as novas sanduíches de autor.

Jan

Fev

Mar

Abr

Mai

Jun

Jul

Ago

Set

Out

Nov

Dez

Destaque

D. João II, o rei que abriu caminho para a Índia e para o Brasil
Susana Lúcio

D. João II, o rei que abriu caminho para a Índia e para o Brasil

Foi aclamado duas vezes e por duas vezes defendeu o trono de conspirações contra a sua vida – numa delas, ele próprio executou o traidor, com um punhal. Planeou a exploração marítima e defendeu os interesses de Portugal frente a Castela. A vida pessoal foi trágica: o único herdeiro legítimo morreu aos 16 anos.

O príncipe guerreiro e leal

O príncipe guerreiro e leal

Armado cavaleiro em campo de batalha no campo de batalha em Arzila, Norte de África, foi aclamado rei duas vezes - na primeira devolveu a coroa ao pai ao fim de quatro dias

Opinião

O combate não é contra o socialismo

Seguro lidera as intenções de voto não porque Seguro é Seguro, mas porque Ventura é Ventura. Porque os portugueses não querem “três Salazares” (nem um, nem dois), não almejam um Presidente só de alguns, nem um Presidente que ameaça interferir com uma justiça já de si fragilizada

D. João II, o maquiavélico

D. João II foi o rei que abriu a porta para as grandes descobertas e conquistas, casos da Índia e do Brasil, e cujos louros o seu sucessor, D. Manuel I, iria recolher. E ainda: quando pais e filhos sofrem de hiperatividade e défice de atenção: reportagem nas obras do teatro S. Carlos.

Socialismo

Ventura elege o ataque ao socialismo para se apresentar como um grande purificador do regime. Com todos os perigos que isso comporta.

A Semana

Portugal

Boys for the jobs. O assalto do PSD aos hospitais
Bruno Faria Lopes , Rita Rato Nunes

Boys for the jobs. O assalto do PSD aos hospitais

Em 14 das 19 administrações hospitalares que o Governo mudou, mesmo em casos com bons resultados, o presidente escolhido tem ligações ao partido - e nem sempre tem experiência. Confiança política e pressão das estruturas locais explicam.

Mundo

Dinheiro

Sociedade

O meu filho tem hiperatividade e eu também
Mónica Baltazar

O meu filho tem hiperatividade e eu também

Os sintomas confundem-se normalmente com depressão ou ansiedade e só o diagnóstico traz a resposta para o que se sentiu toda a vida. Casos de pais que descobrem que afinal também sofrem do mesmo mal das crianças

2
A pirâmide da discórdia
Lucília Galha

A pirâmide da discórdia

O novo modelo alimentar dos Estados Unidos causou polémica, não só pelo design mas sobretudo pelo conteúdo: com um bife de vaca e manteiga no topo.

São Carlos: um teatro virado do avesso
Luísa Oliveira

São Carlos: um teatro virado do avesso

O edifício está agora de pantanas, mas as portas devem abrir este verão. Relato por entre sinais de perigo, cabos elétricos e maquinaria - com muito pó à mistura

Desporto

Duelo de vikings pelo trono da Liga
Tiago Carrasco

Duelo de vikings pelo trono da Liga

Hjulmand chorava quando perdia, só cresceu aos 16 anos e saía à noite com os amigos. Froholdt quebrava recordes nos testes físicos e era introvertido. Oriundos dos arredores de Copenhaga e formados no mesmo clube, os dois médios estão a arrasar no futebol português.

GPS
A Newsletter Na Revista no seu e-mail
Conheça em primeira mão os destaques da revista que irá sair em banca. (Enviada semanalmente)