
Há 900 anos D. Afonso Henriques criava Portugal
Em 1125, na catedral de Zamora mostrou ao mundo que não existia ninguém acima de si. Armou-se cavaleiro sozinho e dessa forma expressou uma ideia pública: queria ser rei.
Jan
Fev
Mar
Abr
Mai
Jun
Jul
Ago
Set
Out
Nov
Dez
Em 1125, na catedral de Zamora mostrou ao mundo que não existia ninguém acima de si. Armou-se cavaleiro sozinho e dessa forma expressou uma ideia pública: queria ser rei.
Caracterizada por várias misturas e migrações, a nossa genética é semelhante à ibérica e muito marcada pelo Mediterrâneo. Só no sul do País percebemos uma maior influência da África subsaariana, efeito dos Descobrimentos. A nossa herança é muito mais diversificada que a de D. Afonso Henriques.
D. Afonso Henriques ganha por unanimidade, surgindo a seguir ao rei-fundador outra personagem centenária: o poeta Luís Vaz de Camões. Em 3º lugar já temos alguém da História mais recente: Ramalho Eanes. Com base numa sondagem inédita feita para a SÁBADO, que aponta quais as pessoas mais relevantes ao longo dos 900 anos de Portugal, deixamos-lhe aqui o retrato das 9 principais figuras.
Parabéns a si, caro leitor, cara leitora, por estes 21 anos da nossa revista. É por si que estamos aqui, todos os dias, a toda a hora, nas mais diversas plataformas.
Lobita da escola da sedução, ela soava como um pintainho, com mais medo que coragem
Que o jornalismo continue com esse balanço fundamental: com a rapidez necessária para informar e a lentidão suficiente para refletir.
A melhor notícia face há 21 anos: a economia está muito mais equilibrada e resiliente. A pior: os preços de algumas coisas cruciais subiram muito mais do que os salários.
A junta reuniu-se em dia de apagão... à luz da vela.
Ministro declarou à Entidade para a Transparência alteração do estado civil e nova casa em Lisboa, que beneficiou da classificação de interesse público. Outra novidade no Governo: Pedro Duarte tinha €1,5 milhões em ações no estrangeiro, mas esses dados não eram públicos.
Recolhe apoio dos desiludidos. Uns têm medos, outros saudosismo. Encontraram Ventura na televisão ou no Tik Tok e este deu-lhes esperança. E selfies.
A IL pede votos para ter influência real na governação. Acordo com a AD só com reforma do Estado, alívios fiscais, mexidas na habitação - e, ainda, um escrutínio prévio sobre a Spinumviva. Musk e Milei não são modelos.
Nos EUA, há quem tenha medo. Na Europa, procuram-se soluções, que ainda não há, para uma defesa sem americanos e sem NATO. Em O Colapso da Verdade, o seu novo livro, o especialista em geopolítica explica porque é que este é o maior desafio ao mundo como o conhecemos.
A Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego (CITE) entendeu que não e venceu por maioria – com os votos contra das associações patronais. Entre os muitos pareceres que geraram desacordo há o caso de uma enfermeira acusada de falsificar atestados médicos, e a manipulação de uma fatura da EDP para forjar um comprovativo de morada.
O Facebook, o Whatsapp, o Instagram e o TikTok mudaram para sempre a forma como comunicamos. Passámos por uma pandemia que nos confinou durante meses, hoje compramos quase tudo pela Internet, conduzimos carros elétricos, fomos campeões no futebol e ficámos sem a Rainha de Inglaterra.
A atriz e encenadora teve uma vida cheia: nasceu e cresceu rodeada de livros e começou cedo a fazer teatro - aos 12 anos ganhou o primeiro ordenado numa peça no Rádio Clube Português. Ficou órfã aos 6 anos, mas o amor que recebeu na família instigou-a a viver com um sorriso.
Existe uma epidemia de mitos sobre saúde a espalhar-se na Internet. Exemplos? A corrente de ar provoca constipações e os antibióticos fazem mal. A Organização Mundial de Saúde estima que 70% da população esteja exposta à desinformação.
Não conseguimos adivinhar o futuro, mas temos resposta para muitas histórias e curiosidades de um dérbi que já se dispu ta há 118 anos. Antes do jogo do título, teste os seus conhecimentos.
Maio foi de felicidade, com a vitória portista na Liga dos Campeões, mas depois a seleção não conseguiu vencer a Grécia (duas vezes) e levou o País da euforia à depressão. Recorde como foram as três semanas do Euro 2004, no mês seguinte ao nascimento da SÁBADO, que completa hoje, dia 7 de maio, 21 anos.
No ano em que a SÁBADO nasceu, as "sitcoms" deram lugar a "House" e "Lost", acabava "Friends" e estreavam "Eixo do Mal" e "A Quadratura do Círculo" - mas também "Inspector Max" e "Você na TV".
O líder em receitas de bilheteira foi, em 2004, o segundo capítulo de aventuras de Shrek, mas houve outros filmes e tendências marcantes que 2024 nos trouxe.
As canções, os discos, os concertos, os novos festivais, os prémios e as polémicas de um ano inesquecível na música - o mesmo em que a SÁBADO nasceu.