José Pacheco Pereira
José Pacheco Pereira Professor
26.01.2023

Mediocridade

Exclusivo

De repente, há um efeito de “o rei vai nu” e caem do alto pedestal a que já conseguiram chegar. Quando alguém tem o poder da escolha, olha à volta e não há nada, a não ser uma enorme mediocridade.

12.01.2023

A nova extrema-direita

Exclusivo

Parecia que o que se estava a passar era culpa de Lula, e o resultado é que, mesmo jurando a pés juntos que condenavam o assalto dos bolsonaristas, na prática o seu alvo principal era o Presidente eleito.

05.01.2023

Tsunâmi (1)

Exclusivo

Isto não apagava um outro problema anterior que é a injustiça real de andar a despedir trabalhadores da TAP, e diminuir os seus salários, coisa que pelos vistos se considera um “bom trabalho” e justificar a indemnização paga pelo erário público.

29.12.2022

O acontecimento do ano é também o mais perigoso

Exclusivo

Após a anexação pela Federação Russa de partes da Ucrânia, não há solução pactuada, ou há rendição ou derrota. Foi Putin que ini- ciou a guerra e foi Putin que destruiu qualquer possibili- dade de qualquer negociação.

08.12.2022

A doutrina disto tudo

Exclusivo

O “mundo novo” está em trabalho de parto, e durante esse período, a agonia do “mundo velho”, com a crise terminal do poderio americano e da NATO, debate-se provocando conflitos em todo o lado, a começar pela guerra da Ucrânia e pela crise de Taiwan.

24.11.2022

Lá foram todos cantando e rindo para o Qatar…

Exclusivo

Na próxima cena desta natureza, com países repressores e autoritários a organizarem manifestações desportivas, já vai ser mais fácil dificultar as escolhas. Claro que a corrupção dos decisores, como é o caso da FIFA, vai continuar a existir, será sem dúvida mais cara, mas a vida ser-lhes-á mais difícil.

10.11.2022

Notas sobre o PCP

Exclusivo

Jerónimo não tinha experiência clandestina num partido em que essa experiência ainda era um grande factor de legitimidade, quando muitos militantes históricos estavam vivos e activos no partido, tinha feito a guerra colonial.

03.11.2022

A nova extrema-direita

Exclusivo

A guerra cultural foi o maior presente que as esquerdas deram às direitas extremas. Tornando excessivo tudo aquilo que ganhava em ser apenas normal, resolveram torná-los um combate pela superioridade e não pela igualdade.

A Newsletter As Mais Lidas no seu e-mail
Às Sextas-Feiras não perca as notícias mais lidas da semana