José Pacheco Pereira
José Pacheco Pereira Professor
20.01.2022

O Socialismo como reacção ao Liberalismo

As correntes socialistas nos primeiros 50 anos do século XIX tinham todas em comum a ideia de que o liberalismo não chegava para resolver os problemas sociais. Na verdade, o socialismo é posterior ao liberalismo e cresceu da verificação das suas insuficiências para criar uma “justiça social”.

13.01.2022

O que faz subir Rui Rio nas sondagens

O eleitorado que está cansado de António Costa e do PS vê em Rui Rio e no PSD uma alternativa que em tempos difíceis lhes é aceitável, mesmo que tenham antes votado no PS. É para este eleitorado que Rio fala com sucesso.

23.12.2021

Corporativismo e populismo...

Não há propriamente nenhuma crítica ao governo e ao PS que Rio não tenha feito, o que não fez foi aos berros e de forma excessiva, ou seja, perdendo a razão em troca dos decibéis.

16.12.2021

A nossa distracção com Rendeiro

Na corrupção em Portugal, há três actores principais, que umas vezes actuam em conjunto, noutras actuam essencialmente no seu “meio”: política, negócios, futebol.

09.12.2021

A demissão de Cabrita

Quando se fizer a história desta pandemia, ela vai ser uma história da desigualdade e da exclusão, ambas demasiado características dos nossos dias, muito para além dos deslumbramentos tecnológicos, que muitos tomam como os sinais deste tempo.

02.12.2021

Notas sobre a vitória de Rio no PSD

Houve um generalizado voto de censura às estruturas do PSD que se queriam substituir aos militantes na escolha do líder do partido. A lógica dessas estruturas é, com raras excepções, dominada pelos interesses das carreiras dos seus membros.

25.11.2021

O abastardamento da palavra liberdade

Apoiados numa série de falsas informações e teorias da conspiração, os negacionistas consideram que se vive numa “tirania”, numa ditadura sanitária em que as liberdades estão postas em causa e em que um plano mundial de controlo com objectivos políticos está em curso com o pretexto de uma doença irrelevante, a pandemia da Covid.

18.11.2021

Vamos lá ver se nos entendemos (ou não)

Reformas de fundo, que todos reclamam e entendem ser mais do que necessárias, só podem ser feitas por acordo entre o PS e o PSD. Outra coisa é saber se o PS e o PSD querem fazer as reformas que estão sempre a dizer que são precisas.

11.11.2021

Aviso prévio

Por cá, à medida que vai desaparecendo a memória do período anterior ao 25 de Abril, em que ser da oposição era sinónimo de coragem, as novas gerações não fazem ideia do que era exercer as liberdades que tomam hoje como garantidas. Ainda bem.

04.11.2021

A luta por um bem: um partido político

Possuir um grande partido, como o PSD, ou mesmo um pequeno partido como o CDS, significa ter um grande património para distribuir pelos “seus”, lugares, empregos, oportunidades, estilos de vida acima das qualificações, possibilidade de mandar e corromper, poderes macros e micros, pose e pompa.

A Newsletter As Mais Lidas no seu e-mail
Às Sextas-Feiras não perca as notícias mais lidas da semana