José Pacheco Pereira
José Pacheco Pereira Professor
17.06.2021

O arraial da Iniciativa Liberal

Um caso de infecção, único que seja, que venha comprovadamente do arraial ilegal da IL devia levar os seus responsáveis a responder pelo crime, mas haverá também complacência, porque a coragem em política anda pelas ruas da amargura.

09.06.2021

Os malvados dos ingleses e os bons comemoracionistas do futebol

O nosso laxismo com as comemorações futebolísticas de Lisboa, e com a “bolha” que não é bolha nem de sabão no Porto, fez piorar as estatísticas e lá foram de regresso os milhares de ingleses que para cá tinham vindo de férias. O turismo algarvio devia mandar a conta às autoridades portuguesas.

02.06.2021

O problema da unidade das direitas

Dêem-se as voltas que se quiserem, a reunião MEL tinha um objectivo: criar uma frente contra o Governo PS, para o que é preciso capturar o PSD e varrer qualquer centro-reformista e moderado.

27.05.2021

A institucionalização da censura

São as redes sociais uma selva que precisa de lei e de ordem? Selva são, que precisam de lei, mas não precisam de ordem. E o falhanço e o perigo destas leis está em que, em vez de adaptarem a lei à nova realidade das redes sociais, retiram do direito e da justiça a justa reposição da legalidade.

20.05.2021

Caminhos perigosos (1)

Se caminharmos para uma sociedade em que basta acusar, para se obter resultados imediatos, estamos a criar novas injustiças, que estão longe de ajudar a erradicar aquelas que se pretende atacar.

13.05.2021

A cobardia nas redes sociais

João Galamba chamou a um programa de televisão “estrume”. Não sei se é ou não é, mas sei que não é suposto um membro do Governo dizê-lo. Asneira. Depois podia pedir desculpa, mas não pediu, apagou a frase, forma moderna de desresponsabilização e cobardia.

06.05.2021

Vamos regressar rapidamente ao normal

O País descobriu que tem uma população migrante invisível, escondida e vivendo em condições miseráveis. Na verdade, já podia ter descoberto há muito tempo se houvesse o mínimo de revolta e indignação ainda vivas com o destino dos seus semelhantes.

29.04.2021

O discurso de Marcelo

Na história da violência política do século XX não há mãos limpas. Usar a história para este apelo às armas e à mobilização é sempre retorquível, mas cria uma terra queimada que é, aliás, o seu objectivo.

22.04.2021

PS, PSD e Sócrates

A direita hoje quer esquecer que Sócrates foi visto e apresentado como o homem da esquerda que fazia a política de que a direita gostava. E que explicava os insucessos da direita pelo facto de ele ter “esvaziado” o PSD e por arrasto o CDS.

15.04.2021

Observações ad loca infecta

O juiz Rosa mostrou-se mais motivado para atacar o Ministério Público do que para saber dos crimes de que eram acusados os arguidos. Isso é péssimo e vai reforçar a convicção errada de que faltam leis para combater a corrupção.

08.04.2021

Desconfinamento

A ideia de que seria possível alterar as sondagens subindo o tom das críticas, ou radicalizando o discurso, como querem os adversários de Rio, é completamente errada. O problema é outro, é fazer as críticas certas.

01.04.2021

O estado da pouca arte

Outro aspecto péssimo da pandemia foi exacerbar a praga do politicamente correcto. Alguém percebeu o que se passou em Corroios? Rixas entre famílias com armas de fogo costumam passar-se entre ciganos. Foi assim ou não?

A Newsletter Geral no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber todos os dias. Um resumo de notícias, no seu email. (Enviada diariamente)