
Os jovens mais influentes do País
Ainda não têm 30 anos e já encontraram espaço no xadrez do poder. São políticos, comentadores, ativistas, investigadores, artistas e desportistas. Falámos com eles e traçamos-lhes os perfis.
Jan
Fev
Mar
Abr
Mai
Jun
Jul
Ago
Set
Out
Nov
Dez
Ainda não têm 30 anos e já encontraram espaço no xadrez do poder. São políticos, comentadores, ativistas, investigadores, artistas e desportistas. Falámos com eles e traçamos-lhes os perfis.
Da política à cultura, do desporto à investigação, são talentos com provas dadas nas áreas de trabalho e casos sérios de sucesso, no presente e para o futuro. Eis 20 perfis para ficar a conhecer.
No mundo cada vez mais interconectado em que vivemos, em que as notícias são instantâneas, muitas vezes efémeras, o papel de projetos jornalísticos como a SÁBADO, sem interesses ou objetivos ocultos, é cada vez mais importante. É aos jornalistas que cabe a tarefa de fornecer contexto, clareza e discernimento no meio do caos comunicacional e de erigir barreiras contra a desinformação, mentira e manipulação.
No grande dossiê que publicamos nesta edição, o Especial 20 anos + Jornalismo, privilegiámos a imagem, a fotografia e o grafismo, porque sabemos que são elementos fundamentais para contar uma boa história. Mas temos muito mais.
As empresas de jornalismo não podem reger-se pelos mesmos critérios das outras atividades económicas. Mas as empresas jornalísticas, e o jornalismo em geral, não podem furtar-se à racionalidade económica, porque só ela garante a liberdade das redações.
Com 32 anos, dirige duas orquestras, é diretor artístico do Festival de Sintra, comunicador, tem novo livro. Com histórias pessoais, conduz-nos num percurso pela música, arte, sem esquecer a poesia da avó: Sophia de Mello Breyner Andresen.
Para tentar concretizar os negócios envolveu o então CEO do Banco Carregosa, um alto quadro do BES e Miguel Relvas. A investigação da PJ terminou no fim de 2022, mas o MP adiou o fim do caso porque mandou transcrever de forma integral mais de mil escutas telefónicas. O caso arrasta-se há 10 anos, mas recentemente Veiga conseguiu que um juiz de Cabo Verde lhe libertasse cerca de €60 milhões que estavam apreendidos a pedido das autoridades portuguesas. Depois, tentou transferir quase €37 milhões – e nasceu um novo processo.
A portuguesa está desde 2018 no campo de Roj com as duas filhas. A sua mãe, Delfina, interpôs uma ação para obrigar o Estado a trazê-la e às crianças para Portugal. O Tribunal Administrativo indeferiu o pedido por falta de legitimidade.
Presidente eleito pela coligação PSD/CDS investigado por inaugurar obras e só depois abrir concurso. Tribunal de Contas diz que autarca assumiu ilegalmente dívida milionária que compromete várias gerações.
Esta rebelião estudantil não é como a dos anos 60. Defende o boicote e desinvestimento e o fim de Israel, desconhece a história e chegou ao antissemitismo. As universidades não souberam reagir ao desafio e Joe Biden. Na Casa Branca, também não.
Apostou tudo contra o império de supermercados que ajudou a Jerónimo Martins a construir na Polónia e fez uma das maiores fortunas em Portugal. É um viajante extremo, que já esteve em todos os países do mundo. Financia a IL e é o maior acionista do jornal Observador. Visionário e duro a gerir, é terra a terra no trato - e muito discreto.
Tem um ginásio em casa e desloca-se de mota para todo o lado. A estrela da rádio e televisão, que tem hiperatividade, admite a relação difícil com o relógio: o tempo é escasso para tanta coisa. A propósito do novo livro e dos 50 anos, a SÁBADO acompanhou-o durante quatro dias. A maratona terminou horas antes da festa de aniversário, num palácio.
Diogo Mesquita, de 18 anos, foi o primeiro adolescente a ser operado na Unidade de Tratamento Cirúrgico de Obesidade Pediátrica, no Hospital Curry Cabral. Hoje pesa 120 kg e o seu objetivo é chegar aos 90.
As esculturas de chocolate do chef pasteleiro, 33 anos, parecem obras de arte. Apesar de comestíveis, só se destinam a ser admiradas. Soma milhões de visualizações nas redes sociais.
Eduardo Lagoa, com mais de 2.500 voos, levou a SÁBADO a experimentar o desporto de que é campeão. Sem percalços - apenas uma massa de ar quente, que mais parecia um buraco na estrada - a experiência é para repetir.
Em ano e meio fez três séries, dois filmes, uma telenovela e descobriu-se realizadora. Aos 40, diz não estar "sequer a meio da maratona". Em entrevista, a atriz revela-se.
Em Lisboa, o Journey celebra a gastronomia dos países por onde a sua chef passou. Do Líbano à Arménia, passando pela Síria e Espanha, sugerimos-lhe outros restaurantes para se aventurar na capital.
No seu novo romance, o autor de "Pátria", Fernando Aramburu, volta à ETA. Agora, com um livro mordaz sobre dois rapazes que largam tudo para se tornarem terroristas - e acabam sem disparar um tiro.