João Pereira Coutinho
João Pereira Coutinho Politólogo, escritor
29.01.2023

A vida é um palco

Exclusivo

Há crise na profissão? Então é preciso exigir que os actores não se façam passar por repórteres ou editores quando há profissionais para o serviço. Como tolerar Dustin Hoffman ou Robert Redford em "Os Homens do Presidente" quando há redações inteiras que não desdenhariam o prestígio e o salário?

22.01.2023

Contra os canhões

Exclusivo

A julgar pelas capas dos jornais, que todos os dias nos oferecem mais um suspeito de vigarices entre a classe política, talvez as “armas” pudessem ser substituídas pelas “bolsas”. Os “canhões” dariam lugar aos “ladrões”.

15.01.2023

Anjos e bestas

Exclusivo

Seria bom que o novo governo punisse os marginais sem a carga de ressentimento e ódio que Lula empresta às suas proclamações messiânicas. Para loucura, já bastou o que bastou: não se pacifica um país pela demonização de metade dos brasileiros.

08.01.2023

Príncipes perfeitos

Exclusivo

Nem a clientela, nem o próprio partido: os novos ministros das Infraestruturas e da Habitação, vindos da ala esquerda do PS, serão pelo menos uma tentativa para amansar Pedro Nuno Santos e as suas ruidosas viúvas mediáticas. Até quando? A resposta de Costa é simples e desarmante: até quando der.

01.01.2023

Pobretes, mas alegretes

Exclusivo

Que interessam as 12 horas de espera numa urgência hospitalar quando os ucranianos nem hospitais têm? Pelo caminho que isto leva, o PS ainda acaba com outra maioria absoluta só pelo facto de ainda estarmos vivos.

25.12.2022

Eu vi o futuro, irmão

Exclusivo

Pergunto ao bicharoco se há futuro para mim. Ele responde: profissões que exigem empatia e competências sociais serão menos sujeitas às predações da automação e da inteligência artificial. Como ser terapeuta, por exemplo. É uma bela ideia! Depois de anos no divã, estou pronto para passar para o outro lado.

18.12.2022

Rampas deslizantes

Exclusivo

Vieram os oitavos e goleou-se a Suíça. Os comentadores, como alienados, saíram do velório e decretaram que já ninguém nos podia parar. Excepto, talvez, Marrocos, que desde 1578 tem sido um desmancha-prazeres.

11.12.2022

Moralidades

Exclusivo

Nas palavras de Manuel Pizarro, a situação é pior do que ele imaginava. Não duvido e até aplaudo o ministro da Saúde, que desta vez não escondeu o cenário com os eufemismos da praxe.

04.12.2022

Aberrações da natureza

Exclusivo

O Censos 2021 mostra que as crianças são um artigo raro neste país. Se não fossem os imigrantes que têm chegado em quantidades apreciáveis (aprende, Ventura), o decréscimo populacional seria maior e os portugueses estariam ainda mais envelhecidos.

27.11.2022

Mistérios

Exclusivo

Falou-se muito das alegadas pressões de António Costa sobre o ex-governador do Banco de Portugal por causa de Isabel dos Santos. Mas como ignorar o espantoso retrato que Luís Rosa e Carlos Costa nos deixam sobre o mundo de irrealidade em que vivia José Sócrates antes do chumbo do PEC 4?

20.11.2022

Psicopátrias

Exclusivo

Perante este cenário, em que a Terra geme e as chamas do Mafarrico estão logo ali ao virar da esquina, só me espanta que os activistas ainda não tenham enveredado por uma carreira bombista. Uma questão de tempo, claro.

13.11.2022

Horas de aperto

Exclusivo

O sr. Gianni Infantino, presidente da FIFA, opta salomonicamente pela escola António Costa quando o assunto são os seus secretários de Estado a contas com a justiça: ao futebol o que é do futebol, à política o que é da política.

A Newsletter As Mais Lidas no seu e-mail
Às Sextas-Feiras não perca as notícias mais lidas da semana