Sábado – Pense por si

Bruno Faria Lopes
Bruno Faria Lopes Jornalista

Quando não estou a ser cuidadosamente triturado pelas minhas três filhas sou jornalista de economia na SÁBADO, onde trabalho desde 2016. Comecei em 2000 no Jornal de Negócios, onde hoje tenho uma coluna de opinião. Trabalhei nas revistas Carteira e Dia D, estive na fundação do jornal i e no auge e fecho do Diário Económico, de que fui editor e subdirector. Pode ver-me, às vezes, a falar de economia na CMTV. Dicas? Envie para brunolopes@sabado.cofina.pt ou encontre-me no Twitter, em @bfarialopes.

Ministro das Finanças impôs cortes a Ana Paula Martins
Rita Rato Nunes

Saúde desespera com dieta das Finanças

Reduzir as verbas para exames, medicamentos, pacemakers e transporte de doentes: as ideias do ministério de Ana Paula Martins perante o maior corte desde a troika.

Start Campus, em Sines, atrai políticos enquanto arguidos esperam pela Justiça.
Bruno Faria Lopes

"Influencer" dois anos depois: processo em banho maria, arguidos esperam (e seguem com a vida)

No último ano, os arguidos dizem que pouco ou nada souberam sobre o processo que em novembro de 2023 foi o princípio do fim da maioria absoluta do PS. O centro de dados Start Campus, em Sines, é um sucesso que voltou a atrair os políticos. Já Afonso Salema, o seu fundador, relança-se lá fora e sente o peso reputacional cá dentro. Todos seguem com a sua vida, enquanto aguardam pela Justiça.

O ministro Miranda Sarmento tutela a agência que gere a dívida pública, incluindo a do programa da troika
Bruno Faria Lopes

A gestão da dívida da troika

No próximo ano, Portugal pagará €3 mil milhões aos dois fundos europeus da troika, com quem continua a negociar, com vantagem, os prazos e as taxas.

Marques Mendes é o candidato que declara maiores rendimentos anuais e um dos maiores patrimónios
Bruno Faria Lopes

Como Marques Mendes ganhou meio milhão num ano (e as finanças dos outros candidatos a Belém)

Luís Marques Mendes, que ganhou mais de 440 mil euros em 2023 só como consultor da Abreu Advogados, vai liquidar a sua empresa familiar. Cotrim de Figueiredo tem uma carteira próxima de um milhão de euros gerida pelo BCP. Tem um AL rural, tal como Gouveia e Melo e António José Seguro. André Ventura tem toda a poupança, 121 mil euros, numa conta à ordem.

Portugal planeia excedente em 2026, mas está perto do vermelho
Bruno Faria Lopes

Sarmento caminha (com rede) no arame

Portugal é um de apenas quatro países do euro que planeiam um excedente em 2026, mas está perto do vermelho. Ministro tem redes onde cair, mas algumas são maus clássicos.

Clã Balsemão: fortuna e queda do homem que cruzou poder, dinheiro e media
Bruno Faria Lopes

Balsemão e Berlusconi: os bastidores das negociações para salvar o império de media

As negociações com a MediaForEurope, um contacto aberto por António Horta Osório, incluem a permanência dos Balsemão no capital e na gestão da dona da SIC e do Expresso. Quem mandará no imediato está por acertar, mas os italianos vêm para controlar - agora ou mais tarde. Há otimismo, mas incerteza, sobre a concretização do negócio, que não deverá incluir um perdão de dívida bancária. Os Soares dos Santos pensaram investir, mas queriam cortar a fundo e mandar - Balsemão não aceitou.

Ver mais
A Newsletter Para Si é SÁBADO no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)