Eduardo Dâmaso
Eduardo Dâmaso Director

Sou jornalista desde 1981 e assumi o cargo de director da revista Sábado em abril de 2017. Até aqui, exerci cargos de direcção no Correio da Manhã, Diário de Notícias e Público. Trabalhei ainda no Expresso e nas agências noticiosas Anop e Lusa, mas antes de tudo isso comecei a carreira no jornal regional "O Setubalense", passei pela Rádio Universidade de Coimbra. Também andei pelas televisões a comentar temas de política e justiça. Escrevi um livro de investigação jornalística intitulado "A Invasão Spinolista", que foi distinguido em 1996 com o prémio de reportagem Ler/Círculo de Leitores.  Depois também escrevi o "Portugal, que Futuro", com Henrique Medina Carreira, em 2009, e dez anos depois, em 2019, publiquei o livro ‘Corrupção – Breve História de um Crime que Nunca Existiu’.

Uma das investigações jornalísticas que fiz nos anos 90, levando à demissão de um vice-presidente do grupo parlamentar do PSD, originou um célebre acórdão do Tribunal Europeu dos Direitos Humanos – ‘Campos Dâmaso contra Portugal’ – que fixou jurisprudência em matéria de prevalência do interesse público sobre o segredo de justiça e a reputação de terceiros.

 

23.09.2021

Autárquicas, a bazuca do PS

Estas são as eleições autárquicas em que a bazuca europeia se está a transformar, tragicamente, no eixo central do sistema político e partidário. E, claro, na bazuca do PS. Não de Portugal, do PS.

15.09.2021

O que deixa Jorge Sampaio

Enquanto Presidente da República, o seu legado vai perdurar em muitas dimensões. Mas é na justiça e na luta por um sistema político melhor que Jorge Sampaio deixa uma das marcas mais impressivas.

10.09.2021

Jorge Sampaio, uma questão de justiça

Lutou o que pôde contra os conflitos de interesses, pelos registos e declarações patrimoniais, pelos meios da justiça, pela separação de poderes e pela igualdade dos portugueses perante a lei e o Estado.

09.09.2021

Para que serve a política?

Se a política serve para alguma coisa, e sabemos como é decisiva na estruturação da nossa vida coletiva, tem aqui um papel essencial de justiça, tão importante como todas as políticas estruturalmente ligadas à defesa dos direitos humanos, designadamente o combate às desigualdades e à pobreza.

02.09.2021

O regime de Costa

António Costa tem ao seu dispor o regime para fazer o que quiser. Para o moldar como quiser, em doses maciças de investimento público e políticas públicas, que podem prolongar por muito tempo o ciclo de poder socialista. E é isso que está a fazer com o dinheiro da bazuca europeia.

26.08.2021

As ambições políticas do almirante

Para alguns, a mistura da sua popularidade com a condição militar e algumas ideias mais espartanas, a par do êxito no plano de vacinação, seriam os ingredientes ideais para lançá-lo numa corrida ao Palácio de Belém.

19.08.2021

O fracasso ocidental no Afeganistão

A retirada americana significa um falhanço em toda a linha: não há democracia, não há paz, os talibãs regressam ao domínio total do país e o Ocidente deixa apenas uma administração corrupta que nunca conseguiu erguer-se, servir o povo e criar um país viável.

05.08.2021

Portugal Alzheimer SA

O antigo ministro da Economia não chegou, que se saiba, ao ponto de Rodrigo Rato, o ministro do PP espanhol que montou uma máquina de roubar o erário público espanhol. Pinho limitou-se a receber uma avença do amigo e patrão Ricardo Salgado. E mais uns agradecimentos em espécie da EDP pelas rendas que o seu Ministério lhe deu.

29.07.2021

As luzes e sombras de Otelo

O nome e a vida de Otelo estão associados a uma bipolaridade histórica que o coloca entre o herói e o vilão. É certo que o seu nome fica associado ao terrorismo das FP-25, mas também ao 25 de Abril.

22.07.2021

O Governo sempre-em-pé

Costa tem uma teimosia proverbial, mas sabe muito bem que nunca chegará ao fim da legislatura em condições de ter o PS a lutar por uma maioria clara se não renovar a equipa. Resta saber se ainda é capaz.

A Newsletter Geral no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber todos os dias. Um resumo de notícias, no seu email. (Enviada diariamente)