Sábado – Pense por si

11 a 17 de julho de 2024

Na Revista

Label de premium

Conteúdo exclusivo para Assinantes

11 a 17 de julho de 2024

Edição de 11 a 17 de julho de 2024

Acesso ao e-paper
4 a 10 de julho de 2024

Edição Anterior

4 A 10 DE JULHO DE 2024

4 a 10 de julho de 2024
18 a 24 de julho de 2024

Edição Seguinte

18 A 24 DE JULHO DE 2024

11 a 17 de julho de 2024

Jan

Fev

Mar

Abr

Mai

Jun

Jul

Ago

Set

Out

Nov

Dez

Destaque

A vida privada de Francisco Sá Carneiro
Marco Alves

A vida privada de Francisco Sá Carneiro

Cultivava a imagem de um político reservado e os amigos enalteciam-lhe a coragem e a obstinação. Nos bastidores, era bem-disposto, gostava de velocidade, de golfe e de grandes vinhos. E era um apreciador dos melhores hotéis e restaurantes, de charutos, música clássica e pintura. Rompeu com tudo por causa de um grande amor, Snu. Se fosse vivo, o antigo primeiro-ministro faria 90 anos a 19 de julho.

2
E se Sá Carneiro não tivesse morrido?
António Araújo

E se Sá Carneiro não tivesse morrido?

Teria continuado no governo após a vitória de Ramalho Eanes nas presidenciais de dezembro de 1980? Ter-se-ia remetido ao exílio ou criado um novo partido? Ou poderia ter sido presidente da República no lugar de Mário Soares?

Opinião

Os assessores, os negócios e os jornalistas

Há jornalistas que não gostam de investigações que estão na base do caso Fratelli. Jornalistas a quem trabalhos deste género são distribuídos já com um manancial de documentos e que acham que “não há notícia” e que “não são os indicados para fazer o trabalho”.

O mito versus o homem

O lado menos conhecido de Sá Carneiro: falámos com amigos e colaboradores para fazer o retrato da vida privada do político que nasceu a 19 de julho, há 90 anos. Andámos dois dias com Aguiar-Branco e soubemos o que vai fazer Marcelo Rebelo de Sousa para receber a infanta de Espanha.

A verdade soa bem, mas sabe mal

As pessoas não querem a verdade, querem é que lhes passem a mão pelo pêlo, que lhes digam o que elas sempre quiseram ouvir, e o resto é uma fantasia que criamos na nossa cabeça para parecer que estamos cada vez mais perto daquilo que vemos ao longe.

A Semana

Repórter SÁBADO. Estivadores acusam ACT de conivência
Ana Leal

Repórter SÁBADO. Estivadores acusam ACT de conivência

Autoridade para as Condições do Trabalho não tomou medidas nem respondeu a denúncia enviada em dezembro. “Não é normal”, acusa o advogado que representa 80 lesados, num caso que acumula 20 milhões em dívidas a 140 famílias.

Os milhares gastos na rota dos insufláveis
Rita Rato Nunes

Os milhares gastos na rota dos insufláveis

Desde o início do ano, as câmaras municipais gastaram quase 200 mil euros em insufláveis. O Dia da Criança representou a maior fatia dos gastos, que aumentam com as festas de verão.

O homem do toque de Midas: Jon Landau (1960-2024)
Ricardo Santos

O homem do toque de Midas: Jon Landau (1960-2024)

Nova-iorquino, produtor e filho de produtores de cinema, esteve em três dos quatro filmes com os melhores resultados de bilheteira de sempre. Morreu vítima de cancro a 5 de julho.

Portugal

A Presidência aberta de Aguiar-Branco
Rita Rato Nunes

A Presidência aberta de Aguiar-Branco

Gravou um disco com Rui Veloso, sabe tocar o Malhão, Malhão no acordeão. Prepara uma conferência de líderes em 9 minutos e recebe dois embaixadores na mesma hora. O presidente do parlamento não quer ser uma peça decorativa: ambiciona mudanças a começar pela Justiça e quer “abrir as portas” da Assembleia. A SÁBADO acompanhou Aguiar-Branco durante dois dias.

5
Governo conduz, mas devagarinho

Governo conduz, mas devagarinho

Com o “pacotão” para a economia que o ministro Pedro Reis anunciou, na semana passada, (60 m edidas, que incluem um corte no IRC até 2027), sobem para sete os pacotes setoriais apresentados pelo Governo. Em três meses, o Executivo de Montenegro desdobrou-se e quis mostr ar serviço, mas nem metade das iniciativas de curto prazo estão em vigor. As medidas para a Saúde e para a Juventude são as mais avançadas. Outras, como as da Justiça, não têm sequer prazos. O que está a correr, a andar ou parado?

Mundo

Jean-Luc, cidadão anticapitalista
João Carlos Barradas

Jean-Luc, cidadão anticapitalista

Mélenchon e a Nova Frente Popular ganharam, mas ele não será primeiro-ministro, mesmo tendo o maior grupo parlamentar na coligação. O CV de ex-trotskista, ativista de extrema-esquerda e talvez antissemita é cadastro político. História de um altermundialista nascido em Tânger.

Dinheiro

As férias tudo-incluído já foram assim
Ana Taborda

As férias tudo-incluído já foram assim

Os primeiros hóspedes dormiam em tendas e comiam à sombra de pinheiros. Agora, há mordomos privados, restaurantes temáticos e acrobacias com o Cirque du Soleil.

Sociedade

Os transgénicos ainda preocupam?
Daniel Lemos com Vanda Marques

Os transgénicos ainda preocupam?

Um tomate foi o primeiro e, desde então, cientistas têm modificado os genes de vários alimentos. Em Portugal continuam com regulação apertada.

Tem idade para ficar sozinho em casa?
Susana Lúcio

Tem idade para ficar sozinho em casa?

Há pais que deixam os filhos sem acompanhamento por algumas horas enquanto estão a trabalhar ou nas compras. Pode promover a autonomia, mas com regras.

Desporto

Como pensa (e age) Martínez
Débora Calheiros Lourenço

Como pensa (e age) Martínez

O selecionador manteve um discurso positivo em todas as conferências de imprensa, mesmo quando as exibições em campo não foram as melhores.

GPS
César Mourão, por fim realizador
Tiago Neto

César Mourão, por fim realizador

A estreia de César Mourão como cineasta, 'Podia Ter Esperado Por Agosto', é uma comédia mas é também uma nova porta profissional para o humorista. Chega às salas de cinema a 18 de julho.

A Newsletter Na Revista no seu e-mail
Conheça em primeira mão os destaques da revista que irá sair em banca. (Enviada semanalmente)