Ana Taborda
Ana Taborda

Entrei no mundo dos negócios e das empresas hesitante, porque era ali que havia emprego, ouvi no Público. Depois da Dia D, onde estagiei, fui jornalista e fiz a minha primeira capa, a Exame levou-me ao mundo das elites e dos poderosos. Na SÁBADO apaixonei-me pelos bastidores, pelas grandes famílias e pelas suas aventuras. Pela História e pela ideia de que nestas páginas cabia mais do que o mundo das empresas. Entrei como jornalista, passei a editora aos 26 anos, sou redatora principal desde 2018. Além da economia, sou responsável pela secção de sociedade. De vez em quando, faço uma incursão pelo mundo das viagens e da comida, duas paixões menos profissionais. 

Como os supermercados ganham muitos milhões
07:00Ana Taborda

Como os supermercados ganham muitos milhões

A inflação mais alta dos últimos 30 anos não travou os lucros dos maiores supermercados em Portugal. O segredo não está apenas em vender muito, mas também na relação de poder com os fornecedores e na negociação de contratos. Já cercado por um megaprocesso da Autoridade da Concorrência, o setor arrisca agora pagar mais impostos.

60 refúgios de sonho para descobrir
24 de novembroAna Taborda

60 refúgios de sonho para descobrir

Para aproveitar os fins de semana prolongados em dezembro, trazemos-lhe um plano de fuga completo, de Trás-os-Montes ao Algarve.

O mundo secreto dos jovens do Opus Dei
17 de novembroAna Taborda

O mundo secreto dos jovens do Opus Dei

Nas sessões de namoro cristão fala-se de relações sem intimidade sexual. Em quase todas as atividades – religiosas ou não – rapazes e raparigas estão separados. Há locais onde só se entra com impressão digital, recomendações para não se trancarem portas e exames de consciência com perguntas como: “Tive pensamentos impuros?”

A Amália morreu, mas a sua marca continua viva
13 de novembroAna Taborda

A Amália morreu, mas a sua marca continua viva

O que têm em comum Albert Einstein, Elvis Presley, J. R. R. Tolkien, Kobe Bryant ou David Bowie? Foram famosos - muito - e continuam a sê-lo. Um mercado tão promissor que já há quem deixe testamentos a definir regras para a utilização da sua imagem.

Adriano Moreira: “A Pátria é um dever entre o berço e o caixão”
27 de outubroAna Taborda

Adriano Moreira: “A Pátria é um dever entre o berço e o caixão”

Nunca escondeu que nasceu pobre e sempre disse que não queria ser rico. No Estado Novo, esteve preso no Aljube e foi ministro de Salazar. Na democracia, foi saneado, deputado e líder partidário. Teve alguns inimigos, mas os seus amigos iam do CDS ao PCP.

Milhazes, a estrela pop

Entrevistar José Milhazes sem ser interrompido por fãs tornou-se uma missão impossível. Tal como acompanhar os primeiros dias do ministro Manuel Pizarro sem andar vários quilómetros a pé e ao sol. Na Ucrânia, Tiago Carrasco acabou a dançar.

O arquiteto comunista que fugia do avião
18 de outubroAna Taborda

O arquiteto comunista que fugia do avião

Fez os primeiros esboços do hotel em Paris, ao fim de 24 horas de trabalho e depois de ter visto imagens tiradas por aviões de guerra americanos. A história do hotel português de Niemeyer.

Os maiores salários em Portugal: 70 profissionais de topo
08 de setembroAna Taborda

Os maiores salários em Portugal: 70 profissionais de topo

Líderes do retalho e de outras grandes empresas cotadas em Bolsa escalam na tabela de ordenados, atingindo os seis dígitos. Na TV, ninguém bate Cristina Ferreira, com €216,6 mil por mês. Entre as estrelas de futebol, Draxler, que chegou agora ao Benfica, recebe €583 mil mensais. Marcelo ganha 58 vezes menos.

5
Uma villa de luxo no meio do campo
04 de setembroAna Taborda

Uma villa de luxo no meio do campo

No Onyria Quinta da Marinha também entra o cão e o gato. Aproveite o sossego com um takeaway de luxo do restaurante Rocca.

Ver mais
A Newsletter As Mais Lidas no seu e-mail
Às Sextas-Feiras não perca as notícias mais lidas da semana