Ana Taborda
Ana Taborda

Entrei no mundo dos negócios e das empresas hesitante, porque era ali que havia emprego, ouvi no Público. Depois da Dia D, onde estagiei, fui jornalista e fiz a minha primeira capa, a Exame levou-me ao mundo das elites e dos poderosos. Na SÁBADO apaixonei-me pelos bastidores, pelas grandes famílias e pelas suas aventuras. Pela História e pela ideia de que nestas páginas cabia mais do que o mundo das empresas. Entrei como jornalista, passei a editora aos 26 anos, sou redatora principal desde 2018. Além da economia, sou responsável pela secção de sociedade. De vez em quando, faço uma incursão pelo mundo das viagens e da comida, duas paixões menos profissionais. 

Rui Nabeiro: O milionário com coração
23 de marçoAna Taborda

Rui Nabeiro: O milionário com coração

O quarto que dividia com os pais e os três irmãos cedo se tornou pequeno para o homem que pôs Campo Maior no mapa do café e das grandes multinacionais. Recebeu toda a gente, recusou sempre desfazer-se da sua Delta. A empresa foi, até ao fim, a vida que escolheu ter.

As grandes fortunas das antigas colónias
16 de marçoAna Taborda

As grandes fortunas das antigas colónias

Tiveram os maiores barcos de Angola, fizeram corridas de carros em Jaguares, mandaram erguer igrejas com santos e bispos vindos da metrópole, a mesma metrópole de onde chegaram a enviar governantas para casas com ares condicionados instalados por portugueses. Na África de todas as oportunidades, alguns montaram negócios nunca vistos – como os pioneiros da cerveja e do whisky local –, outros enriqueceram com algodão, fazendas de gado e abacaxi ou conservas de atum.

A vida de luxo da última família real portuguesa
02 de fevereiroAna Taborda

A vida de luxo da última família real portuguesa

Mesmo depois de exilado, D. Manuel II tinha 17 criados e uma casa com um campo de golfe e outro de ténis. O pai, D. Carlos, mandava servir almoços “ligeiros” de 10 pratos e a avó, D. Maria Pia, punha oito homens a carregar um piano a pé por 40 quilómetros.

Quem é Adrian Bridge, o CEO da Fladgate e do World of Wine?
21 de janeiroAna Taborda

Quem é Adrian Bridge, o CEO da Fladgate e do World of Wine?

Trabalhou para a Rainha de Inglaterra e na banca de investimento, mudou-se para Portugal depois de casar, a pedido do sogro. A contratação da ex-secretária de Estado Rita Marques (que acabou por recuar) colocou este inglês no meio de uma polémica.

Os limões que deram um processo
02 de janeiroAna Taborda

Os limões que deram um processo

O cartaz de uma loja do Pingo Doce anunciava 1 quilo de fruta a 1,79 euros. Na caixa, o cliente pagava mais 20 cêntimos do que o previsto. O caso dos “Lesados do Pingo Doce” chegou agora a tribunal – e pode não ser o único.

As figuras do ano 2022
31 de dezembro de 2022Marco Alves

As figuras do ano 2022

São seis os eleitos. Um resistiu contra todas as expectativas, outro tornou-se líder disto tudo e um saiu pela porta pequena. Há ainda um rei da popularidade, uma mulher que manda nas nossas vidas e um grupo que desenterrou segredos mórbidos. Já sabe quem são?

Investir num ano novo

Num ano que ainda será marcado pela inflação e pela subida dos juros, trazemos-lhe um guia para aplicar as suas poupanças. A história do primeiro português de sempre na NBA, das (poucas) mulheres-caçadoras e do Sr. Múmia.

António Horta Osório, de banqueiro a conselheiro dos poderosos
15 de dezembro de 2022Ana Taborda

António Horta Osório, de banqueiro a conselheiro dos poderosos

Trabalha 12 horas diárias, para deixar a sexta livre. A sua rotina inclui ginásio, ténis, corrida e jejum intermitente. Divide-se entre Lisboa o estrangeiro, em contactos com bancos e fundos internacionais. AHO, como é conhecido lá fora - ou "Torquemada", como o alcunharam no Credit Suisse - é agora o consultor da José de Mello, da Bial e da Impresa. Nos bastidores da finança, há quem garanta que terá um papel crucial por desempenhar em Portugal.

O incrível mercado do luxo continua a crescer
11 de dezembro de 2022Ana Taborda

O incrível mercado do luxo continua a crescer

As viagens privadas de helicóptero para a Comporta duplicaram, há marcas de carros com vendas a crescer mais de 200% e disputas por garrafas de whisky a 100 mil euros.

Como os supermercados ganham muitos milhões
30 de novembro de 2022Ana Taborda

Como os supermercados ganham muitos milhões

A inflação mais alta dos últimos 30 anos não travou os lucros dos maiores supermercados em Portugal. O segredo não está apenas em vender muito, mas também na relação de poder com os fornecedores e na negociação de contratos. Já cercado por um megaprocesso da Autoridade da Concorrência, o setor arrisca agora pagar mais impostos.

Ver mais
A Newsletter As Mais Lidas no seu e-mail
Às Sextas-Feiras não perca as notícias mais lidas da semana