Sábado – Pense por si

Leonor Caldeira
Leonor Caldeira Advogada
08 de maio de 2024 às 23:00

Bugalho é Drake

À semelhança de Drake em 2016, também Sebastião Bugalho vive agora a sua repentina ascensão ao sucesso. De jovem comentador, passa a jovem cabeça de lista às eleições europeias pela coligação mais votada nas legislativas, depois de ter prometido que não tinha interesse em política.

Este texto será apenas apreciado por um nicho muito pequeno de leitores que, como eu, cumulam a condição depolitical junkiecom a dehip-hop head. É uma mistura rara e, no meu caso, até difícil de conjugar (desde logo, no que respeita ao feminismo) mas de onde se podem extrair vários paralelos e reflexões interessantes. Começo já com os anglicismos, porque as próximas linhas vão ser irritantemente escritas numa mistura entre português e inglês – o tema a isso obriga – tal e qual como fala a nossa geração Z de forma não irónica. Tenham paciência só desta vez.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.