Sábado – Pense por si

Bruno Nogueira
Bruno Nogueira Humorista
08 de maio de 2024 às 23:00

O olhar para o outro

Analisar o que nos rodeia foi a maneira que nós descobrimos de medirmos a distância que vai entre nós e alguma coisa. Fazemos o orçamento de cabeça, e é o resultado dessa medição que nos dá as contas finais que depois convertemos na opinião que temos sobre alguma coisa, ou sobre alguém.

A vida passa-nos à frente, e nós sentados numa poltrona de veludo, a avaliá-la. É confortável ver à distância, porque não nos envolve directamente com aquilo para onde estamos a olhar. Observar é um acto que dificilmente se consegue dissociar de ter uma opinião. A partir do momento em que vemos, não há como voltar atrás. É um trabalho sujo feito de uma forma limpa. Avaliamos tudo, mesmo quando achamos que estamos só a ver ao longe, sem julgamento, sem avaliação. Achamos que ninguém sabe, mas estão todos a fazer o mesmo, cada um calado no seu canto.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.