Nuno Rogeiro
Nuno Rogeiro
23.01.2023

O Mandarim

Exclusivo

Os destinos sanguinolentos de um coronel da Força Aérea russa, e do burocrata cinzento de um grande romance queirosiano, possuem enormes semelhanças. Mas Teodoro arrependeu-se.

16.01.2023

Desordem e retrocesso

Exclusivo

Apesar de o Brasil ser terra de revolta pessoal mais ou menos ilustre, rebelião urbana e agrária, e revolução separatista e unionista, Jair Messias Bolsonaro pode ter perdido o favor dos 58.206.354 que votaram nele.

09.01.2023

Do pântano ao pantanal

Exclusivo

O futuro deste Governo depende de saneamentos, de cumprimentos de promessas não realizadas, de exame de consciência e até de retirada de conclusões sobre eleições. Não esquecer que a Madeira vai a votos em outubro.

02.01.2023

Dois mil e vinte e três

Exclusivo

Não é preciso ser vidente, mas apenas previdente, para saber que a invasão da Ucrânia marcará profundamente 2023, como nos afetou desde fevereiro. Mas há mais mundo, para além desta espécie de Covid Militar.

26.12.2022

Sonhámos tudo?

Exclusivo

Há duas narrativas sobre a invasão da Ucrânia. Uma, baseada na realidade. Outra, na suposição e na conspiração. A guerra também se trava no campo de xadrez onde se jogam memórias e falsas memórias. Um exemplo.

19.12.2022

Nós e a morte

Exclusivo

Uma questão pessoal, ou de consciência, é também problema maior de organização do Estado e da saúde pública. Não se votando em partidos por causa de um só tópico, restaria a possibilidade do referendo. Com ou sem chumbo do TC

12.12.2022

Um estado social a sério

Exclusivo

Depois do exercício do poder, durante décadas, por defensores do papel público na sociedade nacional, construiu-se em Portugal um verdadeiro “estado social”? Ou só um arremedo do mesmo?

05.12.2022

A Guerra secreta

Exclusivo

Haverá um fio condutor em vários incidentes de sabotagem na infraestrutura crítica da Europa, desde que começou a invasão da Ucrânia, em 2014? Está em curso uma guerra clandestina?

28.11.2022

Descartar o Qatar?

Exclusivo

Muita podridão que envolve e destrói o futebol mundial explode no Qatar, apesar de ser puro oportunismo despertar só agora questões que deviam ter sido investigadas, julgadas e punidas quando foram denunciadas por delatores corajosos.

21.11.2022

Guerra, paz e política

Exclusivo

No G20, antes e depois, algo se move no terreno pantanoso da Ucrânia. Cheira a guerra, cheira a paz, cheira a política. Mas convém dar nomes às coisas, no campo de batalha das palavras.

14.11.2022

Uma guerra blasfema

Exclusivo

Há uma progressão alucinante nas justificações para a invasão da Ucrânia. O poder agressor diz agora estar a liderar uma “guerra santa”. Os apoiantes internacionais desta loucura (ou os mudos) deviam refletir sobre o assunto.

07.11.2022

A guerra das máquinas

Exclusivo

Não é mais um capítulo de Terminator, com máquinas maléficas a dominar o mundo futuro, mas da nova fase da invasão da Ucrânia. Os atores de carne e osso matam à distância, premindo um botão, como no Mandarim de Eça de Queiroz

A Newsletter As Mais Lidas no seu e-mail
Às Sextas-Feiras não perca as notícias mais lidas da semana