Nuno Rogeiro
Nuno Rogeiro
02.08.2021

A grande muralha

195 milhões de casos depois, com mais de 17 mil mortos só em Portugal, porque é que é importante descobrir a origem precisa da Covid? E porque é que a China coloca súbitos obstáculos ao processo?

26.07.2021

Sinais na parede

As sondagens de opinião costumam ser também sinais de aviso político. Como na lenda, podem significar um desastre iminente. Ou uma oportunidade para aprender com os erros e mudar de vida.

19.07.2021

Mal fica

Sou benfiquista desde que me conheço. Só me interessa mesmo a bola. O jogo. A magia. A tragédia. A glória no relvado. Mas agora é preciso denunciar a vergonha. E não pactuar com meias-tintas.

12.07.2021

A “revolução cultural”

Há um processo “revolucionário cultural” em curso. Propõe-se rever a história, os costumes, as palavras, os manuais da escola, as imagens e os gestos. Está por toda a parte, mas não é novo.

05.07.2021

O mau aluno europeu

Os pânicos lançados sobre a situação sanitária nacional minam a imagem no exterior, a confiança no interior e o bem-estar geral. E não derivam de grandes conspirações contra nós, mas da incapacidade endémica do poder público, para além das discursatas e das grandes promessas.

28.06.2021

Do que não gostei

Histórias de faca e alguidar entre políticos, dislates sobre a saúde pública, cegueira face ao futebol, transformação do 25 de Abril em ministério e uma morte. O que detestei nos últimos dias.

21.06.2021

Os dados estão lançados

A eventual revelação, por representantes da administração pública, de dados pessoais de cidadãos, levanta um problema maior, que ultrapassa qualquer disputa mesquinha sobre uma câmara. Trata-se da questão de Estado, sobre a qual se deve entender a doutrina.

14.06.2021

Destapar a TAP

A TAP não pode continuar a ser um assunto de mistério, ou a tarefa de um ministério. Precisa de ser revelada às crianças e ao povo, e se calhar referendada por ato universal e soberano.

07.06.2021

Salazar, Kennan e Roosevelt

Publicado há um ano, o livro de Tom Gallagher sobre Salazar é mais interessante na diplomacia do que nos assuntos domésticos, onde não encontra novas pistas. Mas na política externa do Estado Novo há muito por explorar.

31.05.2021

Como os dedos da mão

“Unidas como os dedos da mão”: eis a proposta para as forças armadas. Mas em plena nova “reforma militar”, importa falar do que não tem sido discutido. E não voltar a questões já resolvidas – mal ou bem – pela História.

24.05.2021

A Terra (com)prometida

A atualidade é feita da sinistra revisão diária do número de mortos e feridos, em Gaza e no Sul e no Centro de Israel. Mas o que se pode dizer sobre a essência original desta nova guerra?

17.05.2021

O outro cósmico

Que consequências – a começar pela fé religiosa – teria a revelação, com provas concretas e palpáveis, da existência de vida inteligente noutros pontos do universo? E estamos, como alguns dizem, à beira desse impacto?

A Newsletter Geral no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber todos os dias. Um resumo de notícias, no seu email. (Enviada diariamente)