Nuno Rogeiro
Nuno Rogeiro
26.09.2022

Sobre a luta popular

Uma das áreas mais frágeis da governação é a Defesa. Não contamos aqui as boas vontades, as boas intenções, as boas palavras e a boa teoria. O teste de uma política adequada é a sua adaptação à realidade emergente. Não vale a pena correr bem, mas fora do caminho.

19.09.2022

O penúltimo capítulo

Entrámos numa nova fase da guerra contra a Ucrânia. Época esperançosa para alguns, ruinosa para outros, mas sobretudo preocupante para todos. Não é possível voltar atrás. Mas “ir para a frente” tem demasiados significados.

05.09.2022

Para onde vai este país?

Desde as rábulas talentosas de Nicolau Breyner e Herman José, durante os anos 80 desta República, que a pergunta permanece: Quo Vadis?

29.08.2022

O colapso da economia russa?

Como se diz nos anúncios, toda a verdade sobre o estado calamitoso da economia russa, por causa da invasão da Ucrânia, dos erros de Putin e das sanções ocidentais. Um relatório devastador.

15.08.2022

Lições da invasão: o ar

Mais conclusões preliminares da invasão da Ucrânia, pelos olhos dos militares envolvidos. Hoje, a guerra no ar, e a tentativa de dominar os céus, por cima do inferno.

08.08.2022

Lições da invasão: a terra

Primeira de uma série de lições preliminares sobre a invasão da Ucrânia, pelos olhos dos militares, do operacional coberto de lama ao estratega longínquo e ao comandante próximo. Hoje, a guerra em terra.

01.08.2022

O espião janta connosco

“OB” foi um notável oficial dos serviços secretos russos. Tornou-se um dos mais recentes dissidentes da linha oficial. O seu estatuto é incerto, mas acedeu a falar sobre a guerra da Ucrânia. Fica aqui um extrato.

25.07.2022

O mito da invencibilidade russa

Ao longo da história, as tropas russas e soviéticas somaram grandes vitórias, mas também numerosas derrotas. O mito da “invencibilidade militar” de Moscovo tem pernas curtas.

18.07.2022

Memórias secretas

Três chefes de serviços de espionagem confessaram-se um dia em livro. As suas memórias são cruciais para compreender algumas sombras históricas. E contemporâneas.

A Newsletter As Mais Lidas no seu e-mail
Às Sextas-Feiras não perca as notícias mais lidas da semana