Nuno Rogeiro
Nuno Rogeiro
11.10.2021

Os anjos não têm Costa

Parece ser um processo natural na política e na vida: depois do poder vem a morte. Sereno ou violento, súbito ou pausado, mas o fim. A grande questão é saber como nos preparamos para esse momento.

04.10.2021

A cidade e as serras

A Cidade-Símbolo é Lisboa. As Serras, o resto do retângulo e ilhas. Nestas autárquicas típicas, houve avisos e a confusão habitual. É, assim, preciso ver para além da selva numérica.

27.09.2021

Dicionário autárquico

Na campanha para as autárquicas, o ruído e a confusão abundaram. Em muito poucos casos foram discutidos exclusivamente problemas locais.

20.09.2021

Lisboa nunca existiu

É a cidade onde nasci, onde vivo e onde desejo morrer. Dizer que as oposições à liderança camarária são fracas não pode significar o branqueamento do estado calamitoso de Lisboa.

06.09.2021

E depois do adeus

Perguntas e respostas comuns sobre o futuro do Afeganistão, de Biden, dos EUA, da Europa, do mundo, de todos nós, depois deste adeus sanguinolento .

30.08.2021

“O maior erro da história?”

O ex-primeiro ministro britânico Tony Blair diz que a saída internacional do Afeganistão foi o maior erro da história recente, motiva- do por campanhas acéfalas e estribilhos imbecis. Mas terá mesmo sido assim?

19.08.2021

A pele de cordeiro

Ninguém sabe exatamente se estamos perante "novos" Talibã, arrependidos e remodelados, realistas e abrangentes, ou os antigos lobos visionários e extremos, disfarçados com peles de cordeiro.

16.08.2021

A tal “unidade de comando”

A nova Lei de Bases e Organização das Forças Armadas, que o PR promulga agora, depois de atenuada “uma ou outra faceta mais controversa”, não agrada a todos. Mas devia. Sobretudo aos que querem militares eficazes e operacionais.

09.08.2021

Anestesia e poder local

Primeira incursão nas autárquicas. Falamos do fenómeno, da participação e da abstenção, das estratégias de partidos, repartidos e independentes. E do que tudo isso importa.

02.08.2021

A grande muralha

195 milhões de casos depois, com mais de 17 mil mortos só em Portugal, porque é que é importante descobrir a origem precisa da Covid? E porque é que a China coloca súbitos obstáculos ao processo?

A Newsletter SÁBADO É TODOS OS DIAS no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES O resumo das notícias pela redação da SÁBADO, sempre ao início da manhã. (Enviada de segunda a sexta)