Sábado – Pense por si

Primeira Pessoa: “A minha avó ainda tenta encher-me o prato”

Susana Lúcio
Susana Lúcio 08 de maio de 2024 às 23:00

Diogo Mesquita, de 18 anos, foi o primeiro adolescente a ser operado na Unidade de Tratamento Cirúrgico de Obesidade Pediátrica, no Hospital Curry Cabral. Hoje pesa 120 kg e o seu objetivo é chegar aos 90.

"A primeira vez que ganhei peso estava na primária. Começaram-me a doer os joelhos, eu corria e as rótulas saiam do lugar. O primeiro médico ortopedista que a minha mãe consultou disse que não era nada de mais. Mas o segundo que consultámos, no Hospital da Estefânia, em Lisboa, disse que eu tinha de ser operado ao joelho esquerdo. Fiquei um mês em casa sem poder fazer grandes movimentos. Estava sempre a comer, não conseguia parar e engordei uns 20 kg. Aos 7 anos comecei a ser seguido no Hospital D. Estefânia devido ao excesso de peso.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.