Nuno Tiago Pinto
Nuno Tiago Pinto Diretor

Comecei no Internacional, em O Independente, numa altura em que na redação ainda existia uma sala para não fumadores e era preciso fazer fila para o único computador com acesso à internet. Passei pela SIC Notícias e no fim de 2005 cheguei à SÁBADO onde apurei o gosto pela investigação e pela busca incessante do exclusivo. Escrevi quatro livros, colaborei em mais dois e passei a última meia dúzia de anos a estudar e a escrever sobre terrorismo e a tentar compreender aqueles que seguem esse caminho - mas continuo a ter mais perguntas do que respostas. Estou sempre à procura da próxima história para contar. Tem uma? Envie-a para nunopinto@sabado.cofina.pt ou encontram-me no Twitter em @ntpinto23

Um Governo sob suspeita Exclusivo

Um dos maiores perigos para a democracia é a propagação da ideia de que a classe política existe apenas para se servir a si própria em detrimento do interesse geral. Essa é uma das narrativas que alimenta os populismos, aumenta a conflitualidade no debate político e afasta os melhores da causa pública.

Uma questão de (pouca) transparência Exclusivo

A consulta das declarações de rendimentos dos titulares de cargos políticos obedece a um processo arcaico contrário às regras internacionais. A Entidade para a Transparência, que devia fiscalizar essas mesmas declarações, está prevista desde 2019 – mas nunca saiu do papel.

Um ano na política portuguesa Exclusivo

Marcelo passou o ano a ser Marcelo. A bolha política e mediática parece que está farta. Mas os portugueses não só aprovam a sua conduta como o veem como uma espécie de consciência da Nação e ainda o querem mais presente. Como alguém diria, habituem-se.

Problemas eternamente adiados Exclusivo

Há duas formas de olhar para as cheias em Lisboa. Um pessimista dirá que o Plano de Drenagem só não foi por diante por preguiça, incúria ou incompetência. Já um otimista poderá garantir que 20 anos não é muito tempo: afinal andamos há 50 a discutir a localização do novo aeroporto.

Carta do diretor. A grande viagem da vida
03 de dezembro de 2022Nuno Tiago Pinto

Carta do diretor. A grande viagem da vida Exclusivo

Na sua próxima viagem não se esqueça de que o mais valioso que poderá trazer são as memórias e as amizades. Poderá sempre partilhar esses momentos connosco. Será um prazer continuar a publicá-los.

Há um país sobre o qual devíamos falar Exclusivo

Vamos falar sobre o País em que os trabalhadores imigrantes são explorados e mantidos a viver em condições sub-humanas, onde dezenas de mulheres morrem às mãos dos maridos, onde os membros da comunidade LGBTI+ são discriminados e onde o futebol é um antro de corrupção.

Lágrimas e sorrisos
26 de novembro de 2022Nuno Tiago Pinto

Lágrimas e sorrisos Exclusivo

Depois das lágrimas que tornaram Ronaldo mais humano, o sorriso de felicidade de Rafael Leão foi a melhor coisa que poderia ter acontecido. Ele é a garantia em como a seleção vai continuar a dar-nos muitas alegrias.

O País do respeito e do segredo Exclusivo

Em Portugal existe uma enorme aversão dos decisores a deixar o seu testemunho. Está instalada a noção de que há coisas que não se contam em público. Que não se põem em causa outros protagonistas nem revelam episódios ou conversas de bastidores.

Rumo à irrelevância final Exclusivo

Paulo Raimundo é a escolha de um pequeno núcleo do Comité Central. Um produto do chamado centralismo democrático que mais não é do que o domínio de uma pequena minoria sobre a vida interna do partido, um símbolo de uma opacidade própria do início do século XX.

Anonimato e liberdade de expressão Exclusivo

Os mecanismos de controlo ao discurso de ódio e desinformação nas redes sociais devem ser reforçados. Mas é também fundamental que se inicie uma discussão sobre o fator que permite a proliferação de contas que se dedicam apenas ao insulto e à difusão de informações falsas: o anonimato.

EXCLUSIVO: Como funcionava a rede de 'Xuxas', o maior traficante do País
27 de outubro de 2022Nuno Tiago Pinto

EXCLUSIVO: Como funcionava a rede de "Xuxas", o maior traficante do País Exclusivo

Comunicações encriptadas com nomes de código, infiltrados nos portos de Sines e Setúbal, ligações ao major Sérgio Carvalho e ao Primeiro Comando da Capital. O despacho do MP, obtido pela SÁBADO em exclusivo, revela as suspeitas e a organização do maior grupo de tráfico de droga do país.

Portugal e a guerra Exclusivo

Pensar que o País está mais seguro apenas porque está longe da guerra é uma ilusão alimentada por um Governo que não tem interesse em discutir o papel de Portugal no conflito e por uma oposição que, aparentemente, não tem nada para dizer sobre o assunto.

Um País pobre e a cair aos pedaços Exclusivo

Há 20 anos, num célebre debate parlamentar, o recém-eleito primeiro-ministro Durão Barroso dirigiu-se ao então líder socialista e proclamou: “Os senhores deixaram o País de tanga.” Passaram duas décadas. Mas Portugal parece continuar de tanga. Ou pior.

Ver mais
A Newsletter As Mais Lidas no seu e-mail
Às Sextas-Feiras não perca as notícias mais lidas da semana