Sábado – Pense por si

Nuno Tiago Pinto
Nuno Tiago Pinto
08 de maio de 2024 às 23:00

Um compromisso renovado com os leitores

No mundo cada vez mais interconectado em que vivemos, em que as notícias são instantâneas, muitas vezes efémeras, o papel de projetos jornalísticos como a SÁBADO, sem interesses ou objetivos ocultos, é cada vez mais importante. É aos jornalistas que cabe a tarefa de fornecer contexto, clareza e discernimento no meio do caos comunicacional e de erigir barreiras contra a desinformação, mentira e manipulação.

Quando aSÁBADOnasceu, faz esta semana 20 anos, o País era um lugar diferente. Parece que foi ontem, mas há um mundo que nos separa de 2004: nessa altura os canais de notícias 24h por dia no cabo tinham chegado há pouco a Portugal; as redes sociais estavam no início (o Facebook, hoje apenas uma entre várias, tinha sido lançado em fevereiro); o mercado dos telemóveis era dominado pelo Blackberry e o iPhone só seria lançado em 2007. Só estas quatro diferenças tinham implicações imensas no nosso trabalho: a informação em tempo real só estava disponível pela televisão, tínhamos de esperar por um dia específico para publicar uma notícia, por mais bombástica que ela fosse, ou aguardar pelo dia que a edição fosse para a banca para reportar sobre as eleições do domingo anterior.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Editorial

Só sabemos que não sabemos

Esta ignorância velha e arrastada é o estado a que chegámos, mas agora encontrou um escape. É preciso que a concorrência comece a saber mais qualquer coisa, ou acabamos todos cidadãos perdidos num qualquer festival de hambúrgueres