Sábado – Pense por si

Fomos voar com um recordista mundial

Andreia Antunes
Andreia Antunes 08 de maio de 2024 às 23:00

Eduardo Lagoa, com mais de 2.500 voos, levou a SÁBADO a experimentar o desporto de que é campeão. Sem percalços - apenas uma massa de ar quente, que mais parecia um buraco na estrada - a experiência é para repetir.

Capacete bem apertado, com microfone para conseguirmos comunicar com o piloto que nos conduz: o campeão nacional e mundial de parapente e paramotor, Eduardo Lagoa. Com uma experiência de 30 anos, dá-nos segurança antes de levantarmos voo e ficarmos a mais de mil metros do chão. Quando entramos no paramotor, conhecido pelos entendidos como Paratrike bilugar, apertamos o cinto e como vamos no banco da frente temos de estar de braços cruzados, quer ao descolar quer ao aterrar, e agarramos as fitas que estão de lado para não batermos nos ferros. Tudo pronto, agora Eduardo faz a máquina levantar voo e subimos. Nos primeiros minutos, começamos com um voo baixo, pelo local de onde descolamos, perto do Pinhal Novo. Quando dou por mim, o ponto de descolagem já parece apenas um ponto no horizonte. "É a liberdade que sentimos", explica, através do microfone, o campeão de 55 anos.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.