Sábado – Pense por si

Uma breve história do conflito

Ricardo Santos
Ricardo Santos 12 de outubro de 2023 às 07:00

Ataques terroristas, operações militares, massacres, a guerra israelo-palestiniana tem sido marcada por violações dos direitos humanos e do direito internacional.

Há centenas de anos que a porção de território entre o rio Jordão e o mar Mediterrâneo, considerada terra santa para cristãos, judeus e muçulmanos, tem sido objeto de disputa. Mas foi só em 1947, com a resolução 181 (II) da ONU, que a chamada Palestina foi dividida em dois estados (um judeu e outro árabe). Desde então, entre operações militares e terroristas, violações do direito internacional, construção de muros e colonatos e constante desprezo pelos direitos humanos, o mundo convive com esta disputa. No sábado passado, iniciou-se novo e perigoso capítulo.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Artigos Relacionados
GLOBAL E LOCAL

A Ucrânia somos nós (I)

É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro