Sábado – Pense por si

João Pereira Coutinho
João Pereira Coutinho Politólogo, escritor
05 de agosto de 2025 às 23:00

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.

A PRIMEIRA VÍTIMA da guerra é a verdade, dizia George Orwell, que sabia umas coisas sobre o assunto. Se isto é válido em qualquer conflito, é especialmente relevante no conflito israelo-palestiniano, onde a verdade é sacrificada antes mesmo de se disparar uma bala. O jornalismo, confrontado com esse desafio, devia ser céptico e prudente perante qualquer narrativa estabelecida. Não é.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.