Sábado – Pense por si

Benzema processa ministro francês por difamação

Em outubro Gérald Darmanin acusou o atleta de ter "uma ligação sobejamente conhecida com a Irmandade Muçulmana".

O jogador de futebol francês Karim Benzema processou o ministro da Administração Interna francês depois de, em outubro, este o ter acusado de ter ligações com Irmandade Muçulmana.

REUTERS/Benoit Tessier

A polémica começou depois de Benzama ter partilhado nas suas redes sociais umamensagem de apoio ao povo palestinianopouco tempo depois da guerra entre Israel e o Hamas se ter agravado. No X pediu que "todas as nossas orações sejam direcionadas aos habitantes de Gaza vítimas de bombardeamentos injustos que não poupam mulheres nem crianças".

Pouco tempo depois, o ministro Gérald Darmanin acusou o atleta de ter "uma ligação sobejamente conhecida com a Irmandade Muçulmana" e uma senadora do partido republicano pediu ainda que, se as ligações fossem confirmadas, fosse retirada a nacionalidade francesa a Benzema.

Agora, o advogado do Bola de Ouro tornou público que Benzema decidiu dar entrada a um processo de difamação contra Gérald Darmanin por considerar que as suas declarações "minam" a sua honra e reputação. Huges Vigier considera que o seu cliente é vítima de "exploração política" e acusou o ministro de "querer semear a divisão em França".

O processo de 92 páginas que tem sido divulgado pela imprensa francesa garante que Benzema "nunca teve a menor ligação com a organização da Irmandade Muçulmana, nem conhece nenhum membro".

Gérald Darmanin ainda não comentou o processo.

Artigos Relacionados

Salazar ainda vai ter de esperar

O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.