Sábado – Pense por si

Fake news fazem mais estragos. Médicos esclarecem

Raquel Lito
Raquel Lito 06 de maio de 2025 às 23:00

Existe uma epidemia de mitos sobre saúde a espalhar-se na Internet. Exemplos? A corrente de ar provoca constipações e os antibióticos fazem mal. A Organização Mundial de Saúde estima que 70% da população esteja exposta à desinformação.

São as correntes de ar culpadas pelas constipações das crianças? Errado. Este é um de vários mitos que chegam às urgências e às consultas da pediatra do hospital dos Lusíadas no Porto, segundo Mariana Capela. "Agora que começa o bom tempo, é essencial manter os espaços arejados, para evitar problemas relacionados com o calor. Por este motivo, queria recordar que o frio não provoca constipações nem pneumonias!", diz a médica àSÁBADO. São cerca de 200 vírus os responsáveis pelas constipações (infeções virais nas vias respiratórias), com enfoque para o rinovírus.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.