Sábado – Pense por si

O que mudou no País nos últimos 21 anos

Sónia Bento
Sónia Bento 06 de maio de 2025 às 23:00

O Facebook, o Whatsapp, o Instagram e o TikTok mudaram para sempre a forma como comunicamos. Passámos por uma pandemia que nos confinou durante meses, hoje compramos quase tudo pela Internet, conduzimos carros elétricos, fomos campeões no futebol e ficámos sem a Rainha de Inglaterra.

A 7 de maio de 2004, aSÁBADOchegava às bancas, por €2,70, com o "herói português" José Mourinho (que venceria a Liga dos Campeões com o FC Porto) a encher a capa da primeira edição. Hoje, 21 anos e 1097 edições depois, muita coisa aconteceu no País e no mundo. Apareceram as redes sociais, o iPhone, os automóveis elétricos, vimos o Euro 2004 realizar-se em Portugal e fomos campeões europeus de futebol, em 2016. Aderimos à alimentação mais saudável e passámos por uma pandemia que alterou as nossas vidas para sempre, mas há mais. Veja aqui os principais acontecimentos e mudanças das últimas duas décadas.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.