Sábado – Pense por si

2004: o ano (quase) perfeito para o futebol português

Carlos Torres
Carlos Torres 06 de maio de 2025 às 23:00

Maio foi de felicidade, com a vitória portista na Liga dos Campeões, mas depois a seleção não conseguiu vencer a Grécia (duas vezes) e levou o País da euforia à depressão. Recorde como foram as três semanas do Euro 2004, no mês seguinte ao nascimento da SÁBADO, que completa hoje, dia 7 de maio, 21 anos.

A 26 de maio de 2004, na cidade alemã de Gelsenkirchen, o FC Porto, treinado por José Mourinho, venceu o Mónaco (3-0) e sagrou-se campeão europeu. O triunfo dos dragões, numa equipa que tinha nove portugueses nos 11 titulares, foi visto como um sinal de esperança para o Euro 2004, que começaria dali a 17 dias – sim, juntando aos portistas Deco, Maniche, Costinha, Ricardo Carvalho ou Nuno Valente figuras como Figo, Rui Costa, Nuno Gomes, Simão Sabrosa, Cristiano Ronaldo e Pauleta, era possível ganhar o Europeu.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.