Sábado – Pense por si

Carlos Rodrigues
Carlos Rodrigues Diretor-Geral Editorial
06 de maio de 2025 às 23:00

A SÁBADO faz 21 anos

Parabéns a si, caro leitor, cara leitora, por estes 21 anos da nossa revista. É por si que estamos aqui, todos os dias, a toda a hora, nas mais diversas plataformas.

Parece tarefa impossível definir as ideias-chave de um País que leva perto de 900 anos, e que, na verdade, se mostra altamente pujante, como em poucos períodos da sua existência. Sintetizar tanta e tão complexa e variada História num punhado de princípios definidores da nação é desafio grandioso, que levaria muitos a desistirem ao primeiro embate. Sentimos essa tentação quando, nas primeiras reuniões preparatórias para a edição de aniversário, juntámos os editores e começámos a planear a revista que o leitor tem agora em mãos. Porém, quando encontrámos um método suficientemente claro e percetível, não hesitámos. Seriam os leitores, a partir de um conjunto suficientemente amplo de possibilidades, a escolher e a hierarquizar as ideias e as palavras que definem o que é ser português. Com este desafio a que lançámos mãos queríamos ousar uma ideia que fizesse jus à ambição e à coragem deste projeto jornalístico, desta redação e desta empresa de media.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Tópicos Editorial 1097
GLOBAL E LOCAL

A Ucrânia somos nós (I)

É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro