Sábado – Pense por si

Na estrada com o Chega... "Os outros já vimos que não resolvem"

Rita Rato Nunes
Rita Rato Nunes 06 de maio de 2025 às 23:00

Recolhe apoio dos desiludidos. Uns têm medos, outros saudosismo. Encontraram Ventura na televisão ou no Tik Tok e este deu-lhes esperança. E selfies.

André Ventura está uma hora atrasado para a visita ao quartel de bombeiros de Mira, distrito de Coimbra. Faltam poucos dias para começar a campanha oficial e há apenas duas dezenas de simpatizantes à espera do líder do Chega, arregimentados pela distrital e pela corporação com muitos simpatizantes e militantes do partido. Um dos bombeiros sugere que é melhor assim, com pouca gente, não vá alguém tentar "fazer mal ao nosso grande líder". Três estudantes do oitavo ano, acabadas de chegar de uma competição distrital de matemática, aproximam-se e percebem que é Ventura quem está para chegar. Apressam-se a ligar para outro colega de turma que sabem ser "muito fã do Ventura" e ficarão os quatro uma hora encostados ao muro, esperançados de tirar uma selfie com o candidato a primeiro-ministro. Conheceram-no pelas redes sociais, "pelo Tik Tok", e passaram a querer ouvir mais sobre o que diz, entre as dancinhas.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
GLOBAL E LOCAL

A Ucrânia somos nós (I)

É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro