Sábado – Pense por si

Na estrada com o Chega... "Os outros já vimos que não resolvem"

Rita Rato Nunes
Rita Rato Nunes 06 de maio de 2025 às 23:00

Recolhe apoio dos desiludidos. Uns têm medos, outros saudosismo. Encontraram Ventura na televisão ou no Tik Tok e este deu-lhes esperança. E selfies.

André Ventura está uma hora atrasado para a visita ao quartel de bombeiros de Mira, distrito de Coimbra. Faltam poucos dias para começar a campanha oficial e há apenas duas dezenas de simpatizantes à espera do líder do Chega, arregimentados pela distrital e pela corporação com muitos simpatizantes e militantes do partido. Um dos bombeiros sugere que é melhor assim, com pouca gente, não vá alguém tentar "fazer mal ao nosso grande líder". Três estudantes do oitavo ano, acabadas de chegar de uma competição distrital de matemática, aproximam-se e percebem que é Ventura quem está para chegar. Apressam-se a ligar para outro colega de turma que sabem ser "muito fã do Ventura" e ficarão os quatro uma hora encostados ao muro, esperançados de tirar uma selfie com o candidato a primeiro-ministro. Conheceram-no pelas redes sociais, "pelo Tik Tok", e passaram a querer ouvir mais sobre o que diz, entre as dancinhas.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.