Sábado – Pense por si

Costa debaixo de fogo, socorre-se da economia para ir ao Parlamento

Margarida Davim
Margarida Davim 24 de maio de 2023 às 10:50

As contradições de Galamba, as implicações de Fernando Medina no caso Tutti Frutti, as dúvidas sobre o futuro da TAP. Não faltam perguntas para pôr a António Costa. Mas o primeiro-ministro vai tentar, esta tarde no parlamento, contrapor a todos os casos os bons números da economia.

Há um mês António Costa usava uma expressão muito coloquial para desvalorizar a sucessão de casos e casinhos que há meses pesam sobre o seu Governo. "Os portugueses não estão nem aí", dizia quando a ameaça de dissolução do Parlamento parecia pairar a cada declaração do Presidente da República. Depois disso, os incidentes no Ministério das Infraestruturas, quelevantaram suspeitas sobre o recurso ao SISe revelaramcontradições no discurso do ministro João Galambaavolumaram a sensação de crise política. Há semanas que o Executivo é obrigado a passar os dias a explicar-se sobre novos casos e esta semana tem ainda que esclarecer o caso Tutti Frutti que envolve o ministro das Finanças Fernando Medina.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.