Sábado – Pense por si

Caso Galamba. SIS em “desvio de funções”

Alexandre R. Malhado
Alexandre R. Malhado 04 de maio de 2023 às 08:00

Secretas intervieram na recuperação do portátil de ex-adjunto. Juristas questionam legalidade da atuação do serviço, liderado por um espião com ligações ao PS e PSD.

Diz-se que um oficial do Serviço de Informações de Segurança (SIS) nunca deve atravessar a linha da ilegalidade. “Mas pode estender o braço. E às vezes ‘o braço’ é o corpo todo”, comentou o ex-espião Frederico Carvalhão Gil, condenado a oito anos de cadeia por corrupção e espionagem, em entrevista à SÁBADO em 2019. Quatro anos depois, a atuação do SIS, liderado por Neiva da Cruz, está na mira após a intervenção das secretas para recuperar o computador governamental atribuído a Frederico Pinheiro, ex-adjunto do ministro das Infraestruturas João Galamba, que terá informação classificada da TAP.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.

Gentalha

Um bando de provocadores que nunca se preocuparam com as vítimas do 7 de Outubro, e não gostam de ser chamados de Hamas. Ai que não somos, ui isto e aquilo, não somos terroristas, não somos maus, somos bonzinhos. Venha a bondade.