Sábado – Pense por si

Uma greve ao léu

O País, o Governo, os sindicatos e os assuntos em apreço continuam pendentes como, presumo, os parcos argumentos do manifestante que achou que a nudez era mensagem política.

A última greve geral conjunta aconteceu em 2013.
Bruno Faria Lopes

UGT e CGTP representam 7% do privado (e não mostram as suas finanças)

A central sindical que o Governo procura convencer para aprovar a reforma laboral, a UGT, não representa muito mais do que 2% dos trabalhadores do privado. CGTP tem situação financeira mais sólida, mas nenhuma central publica as contas (ou aceita dar acesso). As duas mantêm contactos informais antes da primeira greve geral conjunta em 12 anos.

O dinheiro é um dos pilares de uma boa reforma.
Bruno Faria Lopes

5 passos para ter mais dinheiro na reforma

O plano para uma boa saúde financeira depois dos 65 não deve depender só da pensão pública. Perceba como pode criar um complemento que garanta desafogo.

Para quem entra agora no mercado de trabalho, 46 anos de contribuições permitirão preservar mais de 90% do valor do salário.

Carreiras longas ainda permitem ter pensão próxima do salário

Portugal deverá ter no futuro a terceira taxa de substituição dos rendimentos de trabalho na aposentação mais elevada da OCDE para carreiras contributivas longas e estáveis. Para quem agora começa a trabalhar, idade normal da reforma deverá ser de 68 anos.

A Newsletter A SÁBADO É TODOS OS DIAS no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES O resumo das notícias escritas pela redação da SÁBADO. (Enviada de segunda a sexta)