Sábado – Pense por si

Os perigos da obsessão por uma alimentação saudável

Lucília Galha
Lucília Galha 02 de abril de 2021 às 10:03

As chamadas dietas da moda dão uma falsa perceção de que se está a comer bem e a ganhar saúde. Na verdade, são tão restritivas que o corpo entra em desequilíbrio e pode haver várias consequências: compulsões, intolerâncias a alimentos, perturbações do sono e défice de atenção e até má nutrição e osteoporose.

Já não sabia o que era ter fome, porque estava sempre com fome. Proibia-se constantemente de comer, mas pensava em comida a toda a hora. Chegou ao limite de, em cinco dias, não fazer uma única refeição e só se alimentar com uma maçã – mesmo a praticar exercício e a frequentar as aulas. Até nisso, Cláudia Cruz, 31 anos, era obstinada: se entrava às 8h, levanta-se às 4h30 para correr; depois das aulas, corria mais 1h e em casa ainda fazia pranchas e flexões nos intervalos do estudo. Não tinha completa consciência do que estava a fazer.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.

Gentalha

Um bando de provocadores que nunca se preocuparam com as vítimas do 7 de Outubro, e não gostam de ser chamados de Hamas. Ai que não somos, ui isto e aquilo, não somos terroristas, não somos maus, somos bonzinhos. Venha a bondade.