Maria Henrique Espada
Maria Henrique Espada

Trabalhei na Visão, na Focus e no Diário de Notícias. Calhou começar na política (em 10, mais ninguém se ofereceu), mas continuar foi responsabilidade minha. Cheguei à SÁBADO em 2006. Quando era estagiária, o meu primeiro diretor, Cáceres Monteiro, corrigiu-me uma asneira dizendo "olha, pá, estamos sempre a aprender". Sempre. 

 

As rendas loucas na Justiça
04 de outubroMaria Henrique Espada

As rendas loucas na Justiça

Tribunais e outros serviços pagam mais de 23 milhões por ano em rendas. Por mês, são perto de 2 milhões de euros, numa estimativa por baixo. Muitos dos edifícios são inadequados.

A SÁBADO é todos os dias: 50 medidas para resistir à inflação
22 de setembroMaria Henrique Espada

A SÁBADO é todos os dias: 50 medidas para resistir à inflação

As consequências da guerra estão em todo o lado e vai senti-las no seu bolso. A SÁBADO explica-lhe esta semana como poupar e tentar contornar a inflação, em 50 conselhos práticos. Mas os efeitos do conflito chegam a lugares inesperados - e já puseram o Estado a fazer contratos de milhões sem concurso público

Poupar dinheiro e a voz

Inflação, crise, subidas das taxas de juro: fomos ver como contrariar os efeitos da crise. Mas esta semana também houve reportagens da SÁBADO num mercado em Salvador da Baía, num churrasco na Batalha e, num caso, houve mesmo gritaria.

Governo: o Spin de verão que soou mal
05 de setembroMaria Henrique Espada

Governo: o Spin de verão que soou mal

A silly season ficou marcada por alguns momentos infelizes no discurso do executivo. Do “é estrutural” ao “agora é que vai ser”, várias justificações geraram críticas. O que é que correu mal? O "mata-borrão" foi de férias, aponta um especialista.

Uma espécie de Watergate à grega
28 de agostoMaria Henrique Espada

Uma espécie de Watergate à grega

O líder de um partido da oposição e um jornalista de investigação vigiados através de telemóveis infetados serão só a ponta do iceberg. O governo tremeu.

Milhões por ajuste direto na Jornada Mundial da Juventude
27 de agostoMaria Henrique Espada

Milhões por ajuste direto na Jornada Mundial da Juventude

O Governo introduziu no Orçamento uma isenção especial que permite que todos os contratos públicos para o evento possam ser feitos sem concurso público nem visto prévio do Tribunal de Contas. Independentemente do valor. No limite, mesmo obras acima dos cinco milhões de euros podem ser atribuídos por escolha direta.

3
Funchal: de vereador a projetista foi um saltinho
30 de julhoMaria Henrique Espada

Funchal: de vereador a projetista foi um saltinho

Como responsável pelo Urbanismo, interveio (não se lembra quando foi a última vez) no projeto do Dubai Madeira, um empreendimento de 300 milhões. Seis meses depois Bruno Martins surgiu como arquiteto da obra.

Lux, armado e perigoso no Soweto
25 de julhoMaria Henrique Espada

Lux, armado e perigoso no Soweto

Joga golfe como Trump e soa como ele: quer fazer a África do Sul grande outra vez e expulsar imigrantes. Nhlanhla Lux lidera fardado uma milícia em crescimento e já condiciona o cenário político do país. A ONU diz que o país está no precipício para uma "explosão de xenofobia violenta".

Um dia com Rui Moreira: 'Não faço fretes e não vou ao croquete”
18 de julhoMaria Henrique Espada

Um dia com Rui Moreira: "Não faço fretes e não vou ao croquete”

Não tem papas na língua, não quis trocar “lagostins por alcagoitas”, não faz questão de receber todo o governante que passa na cidade e acredita que na guerra da descentralização em curso já ganhou uma batalha, apesar de ter entrado sozinho.

DeSantis, o novo Trump contra Trump
03 de julhoMaria Henrique Espada

DeSantis, o novo Trump contra Trump

Na imprensa, nas sondagens, entre os grandes financiadores, o governador da Flórida é o trumpista que pode desafiar o ex-presidente.

O 'Capitolgate' americano: quando a realidade mais parece ficção
19 de junhoMaria Henrique Espada

O 'Capitolgate' americano: quando a realidade mais parece ficção

Começaram as audições públicas sobre o 6 de janeiro negro em Washington. Um guião que mais parece de filme: avisos aos serviços secretos de que o vice-presidente corre perigo... por causa do presidente; uma milícia a mando deste; uma fogueira de provas na Casa Branca. E muito mais, sempre a tocar o inacreditável.

A SÁBADO é todos os dias: Salazar e 'Coisas Estranhas'
15 de junhoMaria Henrique Espada

A SÁBADO é todos os dias: Salazar e "Coisas Estranhas"

O ditador no dia a dia, contado pelo próprio, nos seus diários, cheias de detalhes pouco conhecidos; e o dia a dia dos médicos, contado por um que esteve a falar com a ministra e saiu desiludido

Fúrias, exaltações e gritaria: há autarcas assim
14 de junhoMaria Henrique Espada

Fúrias, exaltações e gritaria: há autarcas assim

Ameaças de expulsão, dedos em riste e pancadas na mesa: quando o presidente da câmara perde a cabeça, tudo isto pode acontecer - e acontece mesmo. A diferença é que agora fica gravado.

Ver mais
A Newsletter As Mais Lidas no seu e-mail
Às Sextas-Feiras não perca as notícias mais lidas da semana