Sábado – Pense por si

Lucília Galha
Lucília Galha

Sou jornalista de Sociedade, mas a área com que mais me identifico é a saúde. Talvez por ser filha de médicos e também estar casada com um. Estou na Sábado desde 2009, comecei pela Política. Gosto de escrever sobre temas difíceis e pouco consensuais, como a morte assistida, e de conversar com pessoas. Acho que foi isso que me trouxe ao jornalismo. 

Demência: como travar a explosão
Lucília Galha

Demência: Descubra como travar esta nova pandemia

As projeções não são animadoras: até 2050 prevê-se que o número de demências triplique. Porém, nem tudo são más notícias: é possível mudar de rumo e prevenir quase metade dos casos. Pela primeira vez, em 15 anos, há medicamentos que abrandam a progressão da doença. Mas, a maior parte do trabalho está ao alcance de cada um. Não é preciso nada elaborado, basta estimular o cérebro. Sabia que conversar com os seus amigos cria mais neurónios do que fazer sudokus?

Mais de metade das mortes causadas por doenças respiratórias estão associadas à pneumonia
Lucília Galha

A pneumonia não é só silenciosa, "é subvalorizada"

Não faltam argumentos para justificar a gratuidade da vacina contra a pneumonia a todos os maiores de 65 anos. Além de que a melhor estratégia para poupar é prevenir, alerta o especialista da Sociedade Portuguesa de Pneumologia, José Coutinho Costa.

Dulce Nascimento do Ó diz que funciona como uma bateria de um telemóvel antigo - que descarrega de um momento para o outro
Lucília Galha

Covid Longa: Uma vida a contar passos

Podem até nem dar pelo vírus, mas depois da infeção a vida altera-se radicalmente. Simples gestos, como tomar banho, tornam-se um esforço. Ainda não se sabe o que causa a doença - nem se um dia vai passar.

Ana Rachid,  que organizou  a conferência, diz que se deve olhar para os  nutrientes e não para as calorias
Lucília Galha

Não, os bebés não precisam de papas

Por ocasião da primeira conferência de nutrição infantil em Portugal, a nutricionista Ana Rachid explica como se pode combater a obesidade infantil antes de ela existir.

Estes compostos  do plástico são tão milimétricos que conseguem atravessar as barreiras biológicas do corpo
Lucília Galha

Policie o plástico que usa

Uma organização ambiental criou pulseiras que rastreiam as substâncias nocivas deste material que são absorvidas pelo corpo - e que provocam doenças graves.

Vânia Martins tem os três filhos no espetro do autismo e descobriu em adulta que ela própria também
Lucília Galha

Autismo: o que é (mesmo) verdade?

Não se sabe qual é a origem do problema, não há um exame que o possa confirmar, nem tão pouco existe um tratamento. Uma coisa é certa: os culpados não são as vacinas, nem o paracetamol.

A beringela e o tomate, por exemplo, não devem ser guardados no frigorífico, diz a especialista
Lucília Galha

Susete Estrela: "Não guarde arroz no frigorífico mais do que um dia"

É um dos hábitos mais comuns na cozinha mas não é inofensivo - pode provocar uma intoxicação depois de reaquecido. A engenheira alimentar explica que a alimentação saudável não é necessariamente segura e identifica os erros mais perigosos que estão completamente normalizados.

José Tanganho (ao meio) com dois militares seus concorrentes, escoltados pela GNR
Lucília Galha

A primeira "Volta" foi a cavalo

Era para dar visibilidade aos militares, mas foi ganha por um civil - que se tornou o herói do povo. Foram quase 2 mil quilómetros em 25 dias e morreram 10 cavalos. A prova deu origem à Volta a Portugal em Bicicleta.

Maria Cruz, 19 anos, está no 2º ano do curso de Educação Básica. Mas já tem ideias concretas de que professora quer ser
Lucília Galha

Eles ainda querem ser professores

A profissão é pouco atrativa e nos últimos anos milhares abandonaram o ensino, mas ainda há quem queira dar aulas. Conheça três jovens em contracorrente e as suas motivações.

Ver mais
A Newsletter SÁBADO Edição Manhã no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber sobre o que está a acontecer em Portugal e no mundo. Enviada de segunda a domingo às 10h30