Sábado – Pense por si

Arroios adjudicou €974 mil a sete empresas com os mesmos donos

Marco Alves
Marco Alves 27 de outubro de 2021 às 14:00

Margarida Martins (PS) fez dezenas de ajustes diretos a rede familiar de empresas que alternaram prestações de serviços como se fossem concorrentes umas das outras.

O contrato foi publicado no Portal Base a 15 de janeiro de 2021, mas foi assinado a 7 de dezembro de 2020. Objeto: "Aquisição de serviços para a conservação e manutenção de exemplares arbóreos de grande porte: Rua Pascoal de Melo e Rua Passos Manuel". Preço €28.188 por 20 dias de trabalho. Quem ganhou foi a empresa Lx Garden depois de (presume-se) ter apresentado à Junta de Freguesia de Arroios uma proposta melhor do que a Pétala Livre, a outra empresa que a junta consultou no mercado (no Portal Base está escrito que o procedimento foi "Consulta Prévia"). Mas há um pormenor escondido nestes nomes: as duas empresas têm o mesmo sócio-gerente: João Alho.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Gaza e a erosão do Direito Internacional

Quando tratados como a Carta das Nações Unidas, as Convenções de Genebra ou a Convenção do Genocídio deixam de ser respeitados por atores centrais da comunidade internacional, abre-se a porta a uma perigosa normalização da violação da lei em cenários de conflito.

Por nossas mãos

Floresta: o estado de negação

Governo perdeu tempo a inventar uma alternativa à situação de calamidade, prevista na Lei de Bases da Proteção Civil. Nos apoios à agricultura, impôs um limite de 10 mil euros que, não só é escasso, como é inferior ao que anteriores Governos PS aprovaram. Veremos como é feita a estabilização de solos.