Sábado – Pense por si

Marco Alves
Marco Alves Jornalista

O que eu faço?
Trabalho na secção de política da SÁBADO.

Que áreas cubro?
Escrevo sobre a atividade político-partidária e tenho interesse pelo escrutínio de adjudicações, nomeações, uso de dinheiros públicos e património pessoal dos políticos no exercício do cargo. Interesso-me também por autarquias e setor empresarial do Estado. Respondo a todos os emails aqui: marcoalves@sabado.pt

Qual é o meu background?
Licenciei-me em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social, em Lisboa. Em jornais e revistas, já estive em quase todas as áreas. Comecei no jornalismo médico em 2002, trabalhei em revistas de televisão e fiz jornalismo tabloide. Em 2010, fui freelancer no Mundial de Futebol da África do Sul e em 2011 entrei na SÁBADO, onde comecei na secção de cultura e lazer, depois passei para a Sociedade e finalmente para a política, onde hoje estou. Escrevo também sobre livros para o suplemento "Weekend" do Jornal de Negócios. Publiquei em 2023 o livro Salazar confidencial: a história secreta da rede de cunhas e favores do Estado Novo, que nasceu de uma série de artigos sobre o Estado Novo publicados na SÁBADO

O primeiro-ministro foi ao Algarve com a mulher e ainda não foi avistado com o board da Spinumviva, os filhos.
Marco Alves

Corpos à mostra, políticos a banhos

Regra geral, vão para o Algarve e já não dão entrevistas nestes preparos (exceção Marcelo). Postam nas redes para controlar a narrativa do bronze e da barriga.

Carlos Moedas ignora a assembleia municipal, incluindo alguns deputados, como alega Gonçalo da Câmara Pereira, seu ex-parceiro de coligação
Marco Alves

O estranho mundo da Assembleia Municipal de Lisboa

Só nesta mandato foram 1.431 reuniões pagas com senhas de presença. Fiscaliza um executivo que gere €1,4 mil milhões, Mas o presidente da câmara não aparece, o público ignora e as contas escondem-se

Depois de Alexandra Leitão (N.º1), a ordem na lista, no sentido dos ponteiros do relógio: Sérgio Cintra (PS), Carla Madeira (PS), Pedro Anastácio (PS), Carlos Teixeira (Livre), Carolina Serrão (BE), Patrícia Robalo (Livre), António Morgado (PAN), Paulo Pais (PS) e Maria Begonha (PS)
Marco Alves

É esta a equipa de Alexandra Leitão para tentar ganhar Lisboa

Além da cabeça de lista, estão dois nomes do Livre, um do PAN e um do Bloco. Maria Begonha, que falhou eleição para deputada, está em 10º. Sérgio Cintra é o n.º 2. Para a assembleia municipal, avançam André Moz Caldas e Miguel Coelho (atual presidente em Santa Maria Maior).

Rita Rato Nunes

Autárquicas. As guerras em Lisboa e no Porto

A distribuição de lugares na capital e a caça ao eleitorado de Rui Moreira na Invicta. O que eles estão a fazer para vencer as duas maiores câmaras do País.

Marco Alves

Como Moedas ajudou a SIC a ir buscar 500 mil euros

Emails a que tivemos acesso mostram o gabinete do autarca a dar instruções à estação para a ajudar a pagar o Tribeca (só Robert de Niro cobrou 750 mil pelos direitos). Ao mesmo tempo, o DocLisboa arrancou sem apoios e sem conseguir sequer uma reunião na câmara.

Maria Henrique Espada

Presidenciais, a eterna guerra no PS

Há corrida para Belém? Então, há chatices no largo do Rato (a não ser que o candidato esteja à procura da reeleição). Por causa das Presidenciais, suspendeu-se o pai fundador, criaram-se fações num sótão e estragaram-se belas amizades.

Marco Alves

Dito e feito: Cunha Vaz entrou no Governo (via Ana Paula Martins)

No meio da campanha eleitoral, ministra da Saúde assinou contrato-relâmpago com o assessor que, meses antes, lhe tinha dado uma formação "a título pessoal". Cunha Vaz, há muito ligado ao PSD, prometeu que em 2025 ia colher os frutos do que andara "a semear".

Marco Alves

Para onde foi o chefe de gabinete de Carlos Moedas?

António Valle já não está com o presidente da câmara de Lisboa. Foi uns tempos para uma empresa da ATL, que é presidida pelo próprio Moedas e que não revela o salário. Continuará a trabalhar na sombra e a preparar a recandidatura de… Moedas (o que nega).

Ver mais
A Newsletter As Mais Lidas no seu e-mail
Às Sextas-Feiras não perca as notícias mais lidas da semana