Paula Cordeiro
Paula Cordeiro
Urbanista

A liberdade perdida

Não escrevo para que me entendam, escrevo apenas para que pensemos, em conjunto, se ainda seremos livres e se Abril não se terá esfumado na aparente liberdade das redes. Para onde caminha a tecnologia e que fará à nossa (já) liberdade perdida?

Urbanista

Dominados pela tecnologia, vergados pelo ecrã: bem vindos aos almoços grátis do século XXI

Já imaginaram o que seria o instagram se, por um dia, ninguém - ninguém! - publicasse nada? Estamos a falar de empresas privadas cujo objectivo último é o lucro, que criaram dois modelos de negócio admiráveis: não produzem nada, mas inventaram uma plataforma que nos dá voz e permite criar, ou oferecem um serviço que trocamos por informação sobre os nossos comportamentos quotidianos.

Urbanista

Uma dor de cabeça chamada IRS…

Fora das grandes cidades a rede móvel é outra, por vezes não há rede e, quando há, também há quem não saiba para que serve. Nas grandes cidades, encafuados em  edifícios  sem história e bairros nos quais se perdeu a história, há quem não saiba o que fazer para entregar o IRS.

Urbanista

Mulher(es)

Se um homem tem tiques de mulher é frufru, se uma mulher assume a sua masculinidade - que também a tem - é uma machona. Seja lá o que as pseudo-definições querem dizer. Há todo um imaginário que precisa ser desconstruído

Urbanista

Famílias à beira de um ataque de nervos

Este ano ficámos a saber que vamos ter de aguardar 130 anos para conquistar a igualdade de género nos cargos de decisão. Se isto pouco importa para quem toma as decisões lá em casa, quer dizer muito sobre a desigualdade de género que é, no fundo, o que provoca a também a desigualdade em casa, já que foram, também, os salários das mulheres mais penalizados pela pandemia.

Ver mais
A Newsletter Geral no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber todos os dias. Um resumo de notícias, no seu email. (Enviada diariamente)