Sábado – Pense por si

Os contratos milionários suspeitos em Viana do Castelo

Paulo Vila 24 de novembro de 2022 às 08:00

Através de diferentes empresas e sucessivos ajustes diretos, dois empresários receberam muitos milhares de euros quando o atual secretário de Estado do Mar, José Maria Costa, presidiu à câmara do concelho minhoto.

Para variados serviços de comunicação emarketing, foram quase seis dezenas de contratos, a maioria dos quais por ajuste directo, que José Maria Costa, secretário de Estado do Mar, rubricou nos 12 anos em que presidiu à Câmara de Viana do Castelo, totalizando 2.097.758 euros. O que impressiona ainda mais é que cerca de metade deste valor foi parar aos bolsos de apenas dois empresários, sendo que cada um aparece a assinar contratos em nome de três entidades diferentes. Apesar de ilícito, o método não é original e visa contornar os limites legais para a aquisição de bens e serviços, mas esta dispersão de contratos nem assim conseguiu evitar que as regras da contratação pública fossem sistematicamente violadas.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Calado é Camões

O senhor Dr. Durão Barroso teve, enquanto primeiro-ministro, a oportunidade, de pôr as mãos na massa da desgraça nacional e transformá-la em ouro. Tantas capacidades, e afinal, nestum sem figos.