Sábado – Pense por si

Medina demite Christine Ourmières-Widener, presidente da TAP

Débora Calheiros Lourenço
Débora Calheiros Lourenço 06 de março de 2023 às 18:24
As mais lidas

Luís Manuel da Silva Rodrigues, CEO da SATA, será o novo presidente da TAP. Também o chairman da companhia aérea, Manuel Beja, sai.

O ministro das Finanças, Fernando Medina, afirmou que o acordo feito entre Alexandra Reis e a TAP, que ditou que a ex-secretária de Estado recebesse uma indeminização de 500 mil euros é nulo pelo que Alexandra Reis terá de devolver um valor de €450 mil. Esta foi a conclusão do relatório final da auditoria da Inspeção-Geral das Finanças relativamente ao pagamento de 500 mil euros de indemnização a Alexandra Reis, após a sua saída da TAP.

TIAGO PETINGA/LUSA

No seguimento do mesmo caso, Christine Ourmières-Widener foi demitida do cargo de presidente executiva da TAP. Manuel Beja, que também pretencia à direção da companhia aérea, desde junho de 2021, foi também demitido com justa causa.

O ministro das Infraestruturas João Galamba informou que o cargo de Ourmières-Widener será agora ocupado pelo presidente da SATA Luís Manuel da Silva Rodrigues.

"Essa conclusão decorre da necessidade de repor a legalidade e por outro lado, torna exigível a devolução das verbas indevidamente pagas", garantiu Fernando Medina. O relatório será enviado para o Tribunal de Contas para apurar "as responsabilidades financeiras dos administradores envolvidos". O ministro das Finanças diz que o caso levantou "legítima indignação". 

Sobre responsabilidades políticas, Fernando Medina escusou-se a dar respostas. 

A presidente executiva da TAP já tinha garantido que vai cumprir as conclusões do relatório final, independentemente de quais forem as decisões tomadas pelo Governo, mesmo que a decisão passe por uma reintegração da ex-administradora da TAP - contudo, o relatório não inclui informação sobre essa possibilidade. 

Fernando Medina partilhou com os jornalistas que o Governo considerou que este era o momento de "virar a página" da relação entre os portugueses e a TAP, de forma a que esta seja também uma companhia mais "viável".

A indemnização levantou dúvidas jurídicas relativas ao Estatuto do Gestor Público. Não só pelos termos do acordo, mas porque meses depois de ter recebido a compensação, a gestora foi nomeada para a presidência da NAV.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

Salazar ainda vai ter de esperar

O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.