A ex-gestora recorda em comunicado que o assunto só ficou ressolvido "após quase três meses à espera de que a TAP indicasse o valor a devolver".
A ex-administradora da TAP Alexandra Reis anunciou a devolução de 266.412,76 euros à empresa. Este é um valor que corresponde a mais de metade dos 500 mil euros brutos que lhe tinham sido atribuídos quando saiu da empresa, em fevereiro de 2022.
António Cotrim/Lusa
Em termos de valores líquidos, o montante agora devolvido é quase correspondente ao que recebeu. Alexandra Reis avançou que devolveu o valor indicado pela TAP e recorda que esta devolução ocorre "após quase três meses à espera de que a TAP me indicasse o valor a devolver".
Em comunicado, a gestora reforça ainda que "não se revê no montante" devolvido, nem o entende "uma vez que o mesmo não foi detalhado, nem fundamentado pela empresa".
O valor calculado pela TAP deveria ter em conta o valor retido a título de IRS e o número de dias de férias por gozar, uma vez que a Inspeção-Geral das Finanças (IGF) declarou que estes dias não foram contabilizados corretamente no momento da primeira indemnização. Ora uma vez que Alexandra Reis devolveu agora praticamente todo o valor líquido recebido, não foram considerados os dias de férias.
Ainda assim, a gestora garante: "Não quero ter na minha posse um euro sobre o qual possa existir a mínima suspeita. Aceitei sair da TAP de boa-fé, empresa à qual me entreguei com todo o meu compromisso e dedicação na defesa dos seus interesses, num contexto extremamente difícil".
Com o fechar deste caso, Alexandra Reis partilha que pretende "enfrentar os desafios que o futuro me traga sem que haja qualquer dúvida sobre a minha idoneidade e atuação enquanto fui administradora da TAP". A gestora está neste momento a colaborar com o grupo Barraqueiro.
Alexandra Reis foi afastada do cargo de secretária de Estado do Tesouro no final de 2022 após o Correio da Manhãavançar que a gestora teria recebido uma indemnização de 500 mil euros para sair da TAP. O ministro Pedro Nuno Santos e o secretário de Estado das Infraestruturas Hugo Mendes acabaram por também ser demitidos na sequência deste caso uma vez que deram o aval para o pagamento da indemnização.
Na administração da TAP, o caso levou ao despedimento de Christine Ourmières-Widener, presidente executiva da companhia aérea por ter conduzido as negociações, e dochairmanManuel Beja, por ter validado os termos do acordo.
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Através da observação da sua linguagem corporal poderá identificar o tipo de liderança parental, recorrendo ao modelo educativo criado porMaccobye Martin.
Ficaram por ali hora e meia a duas horas, comendo e bebendo, até os algemarem, encapuzarem e levarem de novo para as celas e a rotina dos interrogatórios e torturas.
Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.
Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.