Sábado – Pense por si

Como os deputados fintam o registo de presenças

Margarida Davim
Margarida Davim 09 de novembro de 2018 às 19:30

A deputada Emília Cerqueira admitiu ter na sua posse as credenciais do secretário-geral do PSD, José Silvano, e de outros deputados. A SÁBADO já tinha denunciado que o sistema de presenças é fácil de ludibriar.

O controlo das presenças na Assembleia da República é feito através do login no computador que cada deputado tem à sua frente no hemiciclo. No início de cada sessão plenária, é preciso inserir uma senha que, supostamente, é pessoal e intransmissível. Mas o sistema está longe de ser à prova de fraude. "A possibilidade de faltar a reuniões é quase ilimitada", declarou, em Agosto, à SÁBADOo antigo deputado socialista José Magalhães, dizendo que basta que um deputado insira as credenciais de outro. Uma conclusão que se revelou acertada perante o caso do secretário-geral do PSD,José Silvano.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.