Sábado – Pense por si

Tudo o que precisa de saber para dormir melhor

Lucília Galha
Lucília Galha 09 de março de 2023 às 07:00

Não há nenhuma função do corpo que não melhore com o sono e importa não só o número de horas que se dorme, como a forma como são distribuídas. Os bebés precisam de ser ensinados a dormir e os adolescentes têm mudanças no corpo que os fazem ter sono mais tarde – não é preguiça. Está provado que a falta de sono nos predispõe a uma série de doenças, como o cancro ou a demência, e que os problemas de insónias podem começar na sua cabeça. Na verdade, tudo se passa durante a noite – e isso condiciona todo o dia.

Rute Ferreira dorme mal, sofre de insónias e não sabe, literalmente, o que é passar uma noite sem acordar. Desde que se lembra de existir que é assim. “Depois de 48 anos acho que o meu organismo se habituou”, diz, resignada, à SÁBADO. Nunca teve uma boa relação com o sono, nem na infância. A mãe já se queixava que ela não dormia enquanto estava na sua barriga. E depois de nascer, os pais revezavam-se para a tentarem adormecer. Não resultava por muito tempo, fazia sestas mínimas.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.