Sábado – Pense por si

Os truques dos alunos geniais

Lucília Galha
Lucília Galha 14 de setembro de 2023 às 07:00

Estudam com um propósito, já não são os típicos nerds antissociais, são populares, envolvem-se na vida da escola e têm atividades extras, sabem as estratégias que resultam melhor para si e programam o seu tempo. No começo do ano letivo saiba como alcançar os melhores resultados.

Sempre foi boa aluna e isso refletia-se nas suas notas. Mas, ainda assim, no 11º houve uma espécie de viragem. “Sabia que conseguia fazer melhor e de uma forma mais saudável”, diz à SÁBADO Margarida Nóbrega, 17 anos. A partir desse ano, começou a jogar ténis e também entrou numa escola de dança contemporânea. Fez um compromisso: “Prometi a mim mesma que não ia faltar a nenhum treino para estudar e isso obrigou-me a gerir o meu tempo de forma diferente”, conta. O ténis ocupava-lhe duas horas (praticava duas vezes por semana); a dança, umas cinco ou seis.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Urbanista

A repressão nunca é sustentável

Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.