Europa pode acabar com a mudança de hora. "Espero que na primavera já não mude"
A neurologista Teresa Paiva concorda que nos devemos manter sempre no horário de inverno porque "é aquele em que estamos mais alinhados com as horas de luz natural”.
A neurologista Teresa Paiva concorda que nos devemos manter sempre no horário de inverno porque "é aquele em que estamos mais alinhados com as horas de luz natural”.
Portugal é o segundo país do mundo que mais consome zolpidem, um fármaco para as insónias. Teresa Paiva alerta para o nível de toxidade deste tipo de comprimidos e aconselha outros métodos no combate à falta de sono.
Teresa Paiva afirma que são as pessoas mais ansiosas ou que têm a necessidade de ter tudo sob controlo que normalmente acordam antes do despertador, já Olga Médio acredita que a manutenção dos hábitos pode afinar o relógio interno e originar um despertar precoce.
Está provado que a falta de sono nos predispõe a uma série de doenças, como o cancro ou a demência, e que os problemas de insónias podem começar na sua cabeça. Na verdade, tudo se passa durante a noite – e isso condiciona todo o dia.
Todas as funções do corpo, dos órgãos às células, são regidos por um ciclo de 24 horas. Cada uma tem uma altura ótima para ser executada, que está inscrita nos genes. Se não respeitar o ciclo pode desenvolver diabetes ou até mesmo cancro.
Dormir com animais reduz o stress, mas há regras. Não deve ter mais do que um consigo, tem de estar desparasitado e se miar ou ladrar tem de sair do quarto.
Crónicas de Dulce Maria Cardoso, mais um livro de poesia da última vencedora do Prémio Nobel da Literatura e uma nova biografia de Salazar são alguns dos lançamentos deste mês.
Ansiedade, depressão, exaustão, falta de sono e esgotamento. A pandemia aumentou os riscos da saúde mental dos portugueses. Treze especialistas explicam à SÁBADO o que pode fazer para enfrentar os males mais comuns e recuperar a autonomia e a autoestima.
As mulheres continuam a sonhar mais do que os homens mas, com a COVID-19, os adultos passaram a sonhar mais do que os idosos - o que até aqui era pouco habitual. Uma nova descoberta? Os erros alimentares aumentam muito os pesadelos.
Psicóloga do sono, que se dedicou sobretudo aos temas da família e da educação, recusa trabalhar depois da hora de jantar para poder descansar antes de ir dormir. Helena Rebelo Pinto refere que existe um excesso de medicamentos
É um grupo criado informalmente, com pessoas na Beira e ligação a ONGS que têm trazido boas notícias para os que ao longe não conseguiam contactar os seus familiares e amigos.
Há contas para donativos abertas pela AMI ou a UNICEF. Há equipas a prepararem-se para viajar para o terreno e outras que já lá estão. E quem já prepare a reconstrução de casas — um processo que poderá demorar cinco anos.
Mais de 60%* de portugueses têm problemas de sono e a IKEA quer ajudar.
Diz o ditado que “deitar cedo e cedo erguer, dá saúde e faz crescer”. Então e depois de acordar? O livro My Morning Routine reúne as rotinas matinais de várias pessoas com carreiras de sucesso e alerta para a importância dos hábitos matinais no resto do dia.
Não é por acaso que as mães em privação de sono muitas vezes têm ideias de agressividade em relação aos seus bebés. Descanse: há uma explicação científica para isso.
Chama-se Nap York e quer dar descanso aos nova-iorquinos, nem que seja só por uma sesta. Tem cama, estrelas no tecto e música.