Sábado – Pense por si

Acha que sabe respirar?

Lucília Galha
Lucília Galha 15 de abril de 2023 às 10:00

Use o nariz e não a boca, melhore a postura no trabalho e faça mais sexo. No livro "A Ciência de Respirar", Mike Maric explica-lhe a ciência deste gesto inato e o impacto que tem na sua vida.

Respirar é o ato mais natural que existe. É a primeira coisa que se faz ao nascer e, na maioria das vezes, nem é preciso ajuda. Sem respiração também não há vida e se é possível sobreviver cerca de 15 a 20 dias sem comer, e até 10 dias sem beber, é difícil aguentar mais de alguns segundos sem respirar – em média, uma pessoa consegue suster a respiração entre 30 e 90 segundos. Contudo, saber fazê-lo também tem ciência e pode ajudar não só a resolver como a prevenir vários problemas de saúde, como insónias, dores nas costas e até o stresse. Razão: “A respiração é a principal forma de autocontrolo do ser humano, é um regulador das nossas emoções e também está estritamente ligada ao equilíbrio do sistema nervoso central”, diz à SÁBADO, numa entrevista via email, o médico italiano Mike Maric.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.