Sábado – Pense por si

Maria Henrique Espada
Maria Henrique Espada
10 de julho de 2024 às 18:00

O mito versus o homem

O lado menos conhecido de Sá Carneiro: falámos com amigos e colaboradores para fazer o retrato da vida privada do político que nasceu a 19 de julho, há 90 anos. Andámos dois dias com Aguiar-Branco e soubemos o que vai fazer Marcelo Rebelo de Sousa para receber a infanta de Espanha.

A data é redonda, mas a vida privada de Sá Carneiro, essa está repleta de ângulos inesperados: nasceu há 90 anos, deixou marcas na política, e, mesmo dessas, muitas vêm-lhe do lado pessoal. O jornalista Marco Alves falou com muitos dos que o conheceram de perto, que com ele privaram ou trabalharam, para fazer o retrato do lado mais pessoal de uma vida cheia e marcante. Francisco, o homem, era mais aberto e descontraído do que a sua persona política. O amor, o chá da tarde com Snu, o divórcio, os problemas de saúde, a cama de tábuas para suportar as dores de costas, os charutos, as férias, a batalha legal com a primeira mulher, para ler nas páginas 28 a 39. E ainda um artigo do historiador António Araújo com um contrafactual desafiante: e se Sá Carneiro não tivesse morrido em Camarate?

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.