Sábado – Pense por si

Jean-Luc, cidadão anticapitalista

João Carlos Barradas
João Carlos Barradas 10 de julho de 2024 às 23:00

Mélenchon e a Nova Frente Popular ganharam, mas ele não será primeiro-ministro, mesmo tendo o maior grupo parlamentar na coligação. O CV de ex-trotskista, ativista de extrema-esquerda e talvez antissemita é cadastro político. História de um altermundialista nascido em Tânger.

Jean-Luc Mélenchon tem um problema. A 19 de agosto faz 73 anos, duas semanas depois de Marine Le Pen celebrar 56, e talvez venha a ser difícil ao veterano das lutas anticapitalistas e da revolução da cidadania voltar a confrontar-se com a líder da Convergência Nacional nas presidenciais de 2027.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
GLOBAL E LOCAL

A Ucrânia somos nós (I)

É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro