Sábado – Pense por si

Como os supermercados ganham muitos milhões

Ana Taborda , Bruno Faria Lopes 30 de novembro de 2022 às 07:00

A inflação mais alta dos últimos 30 anos não travou os lucros dos maiores supermercados em Portugal. O segredo não está apenas em vender muito, mas também na relação de poder com os fornecedores e na negociação de contratos. Já cercado por um megaprocesso da Autoridade da Concorrência, o setor arrisca agora pagar mais impostos.

Há uns anos, no máximo 10, era normal entrar na sede de uma cadeia de supermercados para uma reunião e ter que deixar o telemóvel guardado num cofre. Depois, podiam seguir-se duas ou três horas de espera, por vezes em salas pequenas onde a temperatura ultrapassava os 30 graus. Quando finalmente os fornecedores reuniam com os responsáveis da grande distribuição saíam muitas vezes com pens na mão - só assim uma parte da informação circulava, conta uma fonte do setor à SÁBADO.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Artigos Relacionados
Ajuizando

Naufrágio da civilização

"O afundamento deles não começou no Canal; começou quando deixaram as suas casas. Talvez até tenha começado no dia em que se lhes meteu na cabeça a ideia de que tudo seria melhor noutro lugar, quando começaram a querer supermercados e abonos de família".