Eurico Reis
Eurico Reis

Por uma União Europeia federal (12) Exclusivo

Estou a referir-me, naturalmente, ao processo de revisão constitucional desencadeado pelo Chega e que levou à apresentação por vários outros partidos, à pressa e sem grande estudo prévio, de outros projectos de revisão, apanhando de surpresa os cidadãos (eleitores ou não) e as instituições e sem que qualquer debate público tenha sido previamente realizado.

Por uma União Europeia federal (9) Exclusivo

Embora prefira um bilião de vezes o "sistema americano" à organização política que vigora na Federação Russa, na China, na Turquia, no chamado Mundo Islâmico, e na generalidade dos países que não fazem parte do designado Mundo Ocidental (grupo no qual incluo também o México e os países da América do Sul), não considero os EUA um farol da Democracia.

Por uma União Europeia Federal (8) Exclusivo

Com o coração muito apertado, fico à espera dos resultados das eleições intercalares americanas, sendo que, entretanto, no Reino da Dinamarca, o bloco dito "vermelho" conseguiu manter a maioria que detinha no Parlamento.

Por uma União Europeia Federal (5) Exclusivo

Não quero que a UE continue, como até aqui, a ser construída por uma elite de pretensos iluminados que desconfiam das populações das nações europeias que pretendem que tudo seja aprovado muito apressadamente, colocando os povos europeus perante a obrigatoriedade de aceitar os factos consumados congeminados por esses auto proclamados bem pensantes.

Por uma União Europeia Federal (3) Exclusivo

A União Europeia deverá continuar a apoiar a Ucrânia e a aplicar sanções à Federação Russa, mas sem desistir de procurar um entendimento com esta última que permita por fim à guerra, que apenas traz benefícios aos especuladores e aos vendedores de armamento.

Por uma União Europeia federal (1) Exclusivo

Este é um assunto que tem mesmo de ser discutido porque influencia directamente o quotidiano e o futuro de todos nós. E o futuro (se é que queremos que eles tenham um futuro) dos nossos filhos e dos filhos dos nossos filhos.

Os filhos de Caim V Exclusivo

Quando deixei a Faculdade, eu gostava mesmo muito do Direito Penal, mas alguns anos de exercício de funções como Juiz, levaram-me a fugir a sete pés da jurisdição penal. É a vida.

Os filhos de Caim IV Exclusivo

O que determina uma pessoa potencialmente infractora a delinquir ou a abster-se de o fazer não é o tempo de prisão estabelecida na legislação penal, mas sim a probabilidade de ser "apanhado" e a probabilidade de, nesse caso, ser ou não imediatamente preso.

Os filhos de Caim III Exclusivo

As pessoas concretas transformam-se em representações conceptuais (arquétipos) e passam a ser tratadas como tal, e as relações sociais são decompostas em vários segmentos, perdendo-se, nesse processo, a percepção da complexidade do problema global.

Os filhos de Caim (menores e família) II Exclusivo

Sendo as famílias a base estruturante das Sociedades, o segmento do sistema judiciário destinado a resolver os conflitos/problemas que se suscitam no seio das mesmas deveria ser aquele que deveria estar dotado dos melhores profissionais e dos melhores meios.

Ver mais
A Newsletter As Mais Lidas no seu e-mail
Às Sextas-Feiras não perca as notícias mais lidas da semana