Sábado – Pense por si

Empresas contra praga de roubos nas caixas self-checkout

Bruno Faria Lopes
Bruno Faria Lopes 21 de agosto de 2023 às 20:00

Controlo à saída, câmaras, Inteligência Artificial, balanças especiais: empresas investem contra a imparável praga de roubos nas caixas automáticas de pagamento.

O cliente está na caixa automática no supermercado e faz o movimento para passar o produto noscanner– o supervisor das caixas está ali perto – mas na realidade não o regista. Ou o cliente está na caixa automática a registar um alimento caro – bifes do lombo, por exemplo – com a etiqueta de outro mais barato, que descolara antes. Ou ainda, e com menos trabalho: o cliente está a pagar na caixa e regista um produto fresco que está a pesar, como um abacate, como se fosse outro mais barato: uma banana. Estes são três exemplos de esquemas tão frequentes para fintar o pagamento nas caixas automáticas que alguns foram batizados há anos – o último é o “truque da banana” e o penúltimo é o “switcheroo” – ou troca enganadora.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Férias no Alentejo

Trazemos-lhe um guia para aproveitar o melhor do Alentejo litoral. E ainda: um negócio fraudulento com vistos gold que envolveu 10 milhões de euros e uma entrevista ao filósofo José Gil.