Sábado – Pense por si

Supermercados: "Os consumidores têm de fazer a sua guerra, a arma é escolher"

Raquel Lito
Raquel Lito 24 de março de 2023 às 07:27

A escolha pode passar por marcas brancas, com peso crescente nas vendas – os números do Pingo Doce atestam a tendência. Mais opções para o carrinho de compras? O professor João Duque conta à SÁBADO que no Reino Unido, nos anos 90, se faziam 'happy hours' com itens no último dia de prazo.

Com a inflação a disparar nos supermercados, os consumidores viram-se para as prateleiraslow cost das marcas brancas (ou próprias, no léxico dos retalhistas). Os números do grupo Jerónimo Martins (JM, que detém o Pingo Doce), apresentados esta quarta-feira (dia 22) sobre o desempenho em 2022, atestam a tendência: só no ano passado lançaram 176 itens deste tipo e reformularam 390. Resultado: o peso destes produtos mais baratos representa 26,5% no total das vendas, mais 1% do que em 2021.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.