Sábado – Pense por si

TAP pagou milhões a consultoras de Neeleman, a CPI quer ver as faturas

Margarida Davim
Margarida Davim 15 de junho de 2023 às 14:21
As mais lidas

Foi aprovado por unanimidade o requerimento do PCP para que a CPI tenha acesso a toda a correspondência e faturação relativas aos pagamentos feitos pela TAP a duas consultoras que assessoraram David Neeleman.

"Já não é comprar o cão com o pelo do mesmo, é comprar com os órgãos internos do cão". Foi assim que o deputado do PCP, Bruno Dias, classificou o negócio que levou a TAP a pagar a duas consultoras pelos serviços de assessoria que prestaram a David Neeleman na compra da companhia aérea.

José Sena Goulão/Lusa

Na audição de quarta-feira, o ex-secretário de Estado Hugo Mendes, confrontado com esta revelação, não deu mais pormenores sobre o pagamento, alegando desconhecer os contratos. No entanto, o PCP apresentou um requerimento para que sejam fornecidos mais dados à CPI sobre esta matéria, na reunião desta quinta-feira.

Os comunistas querem conhecer toda a troca de correspondência e faturação relativa aos pagamentos feitos pela TAP à Boston Consulting e à Seabury. 

Segundo Bruno Dias, só à Seabury foram pagos pela TAP 16 milhões de euros em dois anos, sendo que foi esta consultora quem prestou assessoria ao empresário americano na negociação feita com a Airbus que lhe permitiu angariar os 226 milhões de que precisou para comprar a TAP.

O requerimento foi aprovado por unanimidade, antes do início da audição do ex-ministro das Infraestruturas Pedro Nuno Santos no Parlamento

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
GLOBAL E LOCAL

A Ucrânia somos nós (I)

É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro